Categories: Desporto

UEFA e FIFA ponderam excluir Israel de todas as competições

A UEFA e a FIFA estão a discutir a possibilidade de excluir Israel das suas competições, na sequência da ofensiva militar na Faixa de Gaza.

De acordo com o jornal espanhol El País, os dois organismos têm mantido conversas informais desde a semana passada e podem tomar uma decisão nos próximos dias, à semelhança do que aconteceu com a Rússia após a invasão da Ucrânia.

Segundo o mesmo meio, a UEFA tem sido a principal promotora da medida, que abrangeria tanto os clubes israelitas em torneios europeus como a seleção nacional, actualmente a disputar a fase de qualificação para o Mundial de 2026.

A FIFA, por sua vez, poderia avançar em conjunto com a entidade europeia para suspender todas as seleções do país.

O debate intensificou-se após declarações de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, sobre a suspensão parcial dos acordos comerciais com Israel, bem como pelas manifestações pró-Palestina que levaram ao cancelamento da última etapa e da cerimónia de entrega de prémios da Volta a Espanha.

A pressão internacional cresceu ainda mais depois de oito peritos da ONU pedirem formalmente à UEFA e à FIFA a expulsão de Israel. “O desporto deve rejeitar a percepção de que tudo continua como de costume”, afirmaram, defendendo que as organizações não podem “ignorar violações graves dos direitos humanos”.

Para avançar, o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, poderá convocar em breve uma reunião extraordinária do Comité Executivo.

Já o Conselho da FIFA, presidido por Gianni Infantino, tem agendada uma reunião para 2 de Outubro, embora a ordem de trabalhos ainda não tenha sido divulgada.

voja24 .

Recent Posts

SENEGAL : ALIANÇA HISTÓRICA TRANSFORMA-SE EM RUTURA POLÍTICA – DIOMAYE FAYE DEMITE OUSMANE SONKO

Dacar - O cenário político senegalês atravessa um dos momentos mais marcantes desde a alternância…

3 dias ago

SENEGAL : Ousmane Sonko defende ação do Governo e endurecimento da lei sobre relações homossexuais diante do Parlamento

Dakar,– O primeiro-ministro do Senegal, Ousmane Sonko, compareceu nesta sexta-feira à Assembleia Nacional para responder…

4 dias ago

SURTO DE ÉBOLA NA RDC FORÇA ADIAMENTO DE CIMEIRA ENTRE ÍNDIA E UNIÃO AFRICANA

Nova Deli – A Índia e a União Africana decidiram adiar a realização da quarta…

5 dias ago

ANGOLA : reforça quadro legal financeiro com novas alterações aprovadas no Parlamento

Luanda - Os deputados angolanos aprovaram esta quinta-feira alterações ao quadro legal relacionado com a…

5 dias ago

AFRIQUE DU SUD : Johannesburg entre crise urbaine et bataille politique à l’approche des élections municipales

Johannesburg - Le maire de Johannesburg, Dada Morero, a présenté mercredi son discours annuel sur…

5 dias ago

REINO UNIDO : Rádio anuncia por engano morte do rei Carlos III após falha técnica em sistema de emissão

Uma estação de rádio britânica pediu desculpas publicamente após anunciar, por engano, a morte do…

5 dias ago