Categories: Sociedade

Angola reeleita vice-presidente da ASEA para África Austral

Angola foi reeleita vice-presidente da Associação das Empresas de Energia de África (ASEA), para África Austral, para o período 2025–2028, durante a 59ª Assembleia-Geral da organização, realizada sábado, no Cairo, Egipto, no âmbito do seu 21.º Congresso.

A reeleição de Angola reafirma o compromisso do país com o fortalecimento da segurança e cooperação energética no continente, bem como a valorização do capital humano e a representatividade da comunidade lusófona na organização, segundo uma nota de imprensa.

De salientar que no mandato cessante (2022–2025), Angola foi representada pela PRODEL (em nome da RNT e ENDE), destacou-se pela promoção da integração regional, com enfoque na inclusão dos países lusófonos. Entre os principais marcos, realce para a inclusão do português como língua de trabalho da ASEA.

Outras iniciativas foram desenvolvidas, designadamente a mobilização e consequente adesão na ASEA de outras empresas de países da CPLP, nomeadamente da EDM (Moçambique), SEGESA (Guiné Equatorial), ELECTRA S.A. (Cabo Verde), EAGB (Guiné-Bissau), e EMAE, de São Tomé e Príncipe.

De referir que uma delegação angolana, chefiada pelo presidente do Conselho de Administração da PRODEL, Pedro Afonso, participa, desde sexta-feira, na cidade do Cairo, na reunião da Associação das Empresas de Energia de África (ASEA), preparatório do 21º Congresso da organização, a iniciar na terça-feira.

O evento analisa os principais indicadores de uma gestão transparente e eficiente do sector nos países membros. Vai abordar os desafios da transição energética – o caso das empresas de electricidade africanas -, e o estado de implementação da iniciativa M300, instituído para incentivar o desenvolvimento de infra-estruturas, produção, transmissão, distribuição, gestão de clientes, manutenção, digitalização de sistemas de energia.

A missão angolana ao fórum, a decorrer até ao dia 2 de Outubro, integra administradores da ENDE, RNT e da PRODEL, além de responsáveis da auditoria angolana junto da ASEA.

O Congresso da ASEA vai reunir líderes governamentais, especialistas e decisores políticos de todo o continente, com o objectivo de debater os desafios estruturais do sector, fomentar investimentos e acelerar a transição energética em África.

voja24 .

Recent Posts

Potencial de Angola apresentado na Feira Internacional de Frutas

As oportunidades de investimento que Angola oferece na área da produção hortofrutícola, com destaque para…

19 minutos ago

Japão poderá ser liderado por uma mulher pela primeira

A nacionalista japonesa de direita, Sanae Takaichi, foi eleita, neste sábado, líder do Partido Liberal…

1 hora ago

Angola e Portugal reforçam cooperação no sector da saúde

As autoridades angolanas e portuguesas reafirmaram, em Luanda, a predisposição para o reforço da cooperação…

2 horas ago

Papa critica tratamento de imigrantes nos EUA

O Papa Leão XIV criticou, na terça-feira, o tratamento “desumano” dos imigrantes nos Estados Unidos,…

2 dias ago

Timor-Leste regista mais de 20 mortes por raiva

O Ministério da Saúde de Timor-Leste registou 22 mortos devido à raiva desde o início…

2 dias ago

Ambientalistas travam projectos petrolíferos na África do Sul

Investimentos sul-africanos em petróleo e gás no valor de 1,6 mil milhões de dólares foram…

2 dias ago