A 13ª Conferência Anual do Parlamento Pan-Africano, realizada em Midrand, África do Sul, reafirmou o compromisso com a integração continental, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da voz africana no cenário global.
Angola participou no evento com uma delegação chefiada pelo deputado Manuel Augusto, que foi portador de uma mensagem da líder parlamentar, Carolina Cerqueira, para a homóloga do Parlamento Pan-Africano, Fortune Charumbira.
O comunicado final indica que os participantes destacaram que África perde até 15 por cento do seu PIB anual devido às mudanças climáticas, apesar de emitir menos de 4 por cento dos gases globais.
Quanto à mineração, criticam práticas predatórias que custam a África cerca de 88 mil milhões de dólares por ano em fluxos ilícitos, e defendem contratos transparentes, protecção ambiental e maior processamento local dos recursos.
Os líderes parlamentares insistem na necessidade de África falar a uma só voz em fóruns multilaterais, exigindo reformas no Conselho de Segurança da ONU e maior representação nas instâncias globais.
O comunicado defende parlamentos fortes, maior ligação com a diáspora, responsabilidade na implementação de compromissos e o reforço da diplomacia parlamentar como instrumento de paz.
O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, sábado, a inauguração, nos próximos meses, de dois…
As oportunidades de investimento que Angola oferece na área da produção hortofrutícola, com destaque para…
A nacionalista japonesa de direita, Sanae Takaichi, foi eleita, neste sábado, líder do Partido Liberal…
As autoridades angolanas e portuguesas reafirmaram, em Luanda, a predisposição para o reforço da cooperação…
O Papa Leão XIV criticou, na terça-feira, o tratamento “desumano” dos imigrantes nos Estados Unidos,…
O Ministério da Saúde de Timor-Leste registou 22 mortos devido à raiva desde o início…