Categories: SaúdeSociedade

OMS apoia Angola na regulação de medicamentos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibilizou, no mês de Setembro, uma consultoria técnica internacional para trabalhar no processo de implementação das recomendações técnicas das sessões anteriores de monitoria dos progressos das principais funções regulatórias.

 De acordo com uma nota, enviada ao JA Online, o processo estruturado de fortalecimento institucional está a ser liderado pela Agência Reguladora de Medicamentos e Tecnologias de Saúde (ARMED) e co-financiado pela União Europeia.

O plano foi concebido como uma ferramenta estratégica para modernizar o sistema regulatório nacional, introduzindo padrões reconhecidos internacionalmente e alinhados com as práticas globais de regulação de medicamentos e produtos médicos.

O trabalho incluiu, ainda, acções de treinamento e o delineamento de um roteiro de trabalho que se estende até ao final deste ano.

Até finais de 2027, Angola pretende alcançar o nível 3 de maturidade regulatória.

Um patamar que assegura que o país dispõe de mecanismos funcionais para avaliar, autorizar e monitorizar medicamentos e tecnologias de saúde com qualidade, segurança e eficácia comprovadas, refere a mesma fonte.

Actualmente, apenas oito países em todo o continente africano atingiram este nível, e nenhum deles de língua portuguesa.

Este percurso coloca Angola numa posição única para se tornar pioneira entre tais países.

voja24 .

Recent Posts

UNITA entrega documentos do seu congresso ao Tribunal Constitucional para anotação

A UNITA entregou, esta quarta-feira, ao Tribunal Constitucional, a documentação referente ao seu décimo quarto…

17 horas ago

Protestos no Irão contra dificuldades económicas alastram todo país

Os protestos no Irão, desencadeados por dificuldades económicas, espalharam-se agora por toda o país, disseram…

18 horas ago

Rússia acusou EUA de provocar tensões com apreensão de petroleiro

A diplomacia da Rússia acusou hoje o governo dos Estados Unidos de fomentar tensões militares…

19 horas ago

Reservas internacionais do Egipto atingem recorde

As reservas internacionais líquidas (NIRs) do Egipto mantiveram a tendência de alta no final de…

20 horas ago

Afreximbank afirma que economia da Nigéria está estabilizar-se

A economia da Nigéria está se estabilizando, mas permanece frágil, exigindo reformas contínuas para desbloquear…

21 horas ago

Presidente Félix Tshisekedi promulga “Lei N’sele”

O Presidente da RDC, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, promulgou a Lei de 3 de Dezembro…

22 horas ago