Categories: Internacional

Partido derrotado no Malawi perde 40 assentos no Parlamento

Partido do Congresso do Malawi, (MCP), liderado por Lazarus Chakwera, perdeu 40 assentos na Assembleia da República, a favor do Partido Democrático Progressista (DPP), que viu seu candidato presidencial Peter Mutharika vencer as últimas eleições.

Dos 40 candidatos `derrotados ao cargo de deputados da Assembleia da República, 15 eram ministros do governo de Lazarus Chakwera, dando uma radiografia da insatisfação dos eleitores com o desempenho do executivo antes destas eleições.

De acordo com os resultados oficiais divulgados pela Comissão Eleitoral do Malawi, dos 229 mandatos, o partido DPP conquistou 82, superando largamente o Partido do Congresso do Malawi (MCP), que alcançou apenas 52 lugares.

Os candidatos independentes também fizeram grandes progressos, conquistando 69 assentos.

O partido UTM garantiu 8 deputados, UDF 4, AFORD 3, o mesmo número assegurado pelo PP, enquanto que as outras formações políticas conquistaram 1 lugar cada.

A vitória do DPP surpreendeu nestas eleições, pois foi além dos seus bastiões tradicionais, atingindo regiões há muito dominadas pelo MCP.

Tanto na região sul como na região Leste, o MCP conseguiu conquistar apenas um lugar cada, enquanto o DPP conquistou 12 lugares em áreas anteriormente consideradas espinha dorsal do partido de Lazarus Chakwera.

Os analistas afirmam que os resultados sinalizam um drástico realinhamento político e a erosão da influência do MCP.

O fraco desempenho deste partido, após ter liderado o governo e a Assembleia da República no último mandato, tem sido atribuído à insatisfação generalizada com a governação e a derrapagem económica com que o país se depara.

O Presidente eleito Arthur Peter Mutharika saudou o resultado como uma vitória não só para o DPP, mas também para a unidade nacional, prometendo governar o Malawi de forma inclusiva.

Com o DPP a controlar tanto o executivo como o legislativo onde tem maior bloco parlamentar, os observadores políticos esperam que o novo governo exerça uma influência significativa no avanço da sua agenda de trabalho.

O resultado consolida o ressurgimento do DPP no panorama nacional, ao mesmo tempo que deixa o MCP perante um período de profunda reflexão com necessidade duma reestruturação urgente, caso queira obter melhores préstimos daqui a cinco anos.

voja24 .

Recent Posts

Angola : PARE apresenta-se como nova força política e defende renovação do Estado angolano

Com uma mobilização nacional que envolveu as 21 províncias, o projecto liderado pelo Engenheiro Fernando…

3 semanas ago

Angola : Presidente João Lourenço actualiza registo eleitoral no início do processo nacional de recenseamento

Luanda – O Presidente da República de Angola, João Lourenço, procedeu na manhã desta segunda-feira…

1 mês ago

RDC : Uma pesquisa congolesa apresenta uma resposta científica aos desafios climáticos através da restauração das savanas com a agrofloresta

Em Ibi-Batéké, a ciência demonstra como as plantações de Acácia podem tornar-se uma ferramenta de…

1 mês ago

RDC : Une recherche congolaise apporte une réponse scientifique aux défis climatiques à travers la restauration des savanes par l’agroforesterie

À Ibi-Batéké, la science démontre comment les plantations d’Acacia peuvent devenir un outil de lutte…

1 mês ago

MANUEL AUGUSTO : A DESPEDIDA DE UM HOMEM DE ESTADO QUE AJUDOU A PROJECTAR ANGOLA NO MUNDO

Jornalista, diplomata e patriota, Manuel Augusto dedicou décadas ao serviço da República, deixando um legado…

1 mês ago

ANGOLA : Ministério do Interior inicia celebrações do 47.º aniversário com foco na segurança e modernização institucional

Luanda - O Ministério do Interior (MININT) deu início, nesta segunda-feira (8), ao programa de…

1 mês ago