Categories: Política

Presidente João Lourenço recebe delegação da Huawei

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta quinta-feira, em Luanda, uma delegação da multinacional de tecnologia Huawei, chefiada pelo seu responsável para a região da África Subsaariana, Hover Gao.

Em declarações à imprensa, o director-geral da Huawei para os países lusófonos, António Hou, deu a conhecer que a audiência serviu para a Huawei apresentar os projectos que desenvolve em Angola, no domínio da formação de talentos em tecnologias de informação e inteligência artificial, até 2027.

Anunciou que a Huawei pretende construir, até 2027, um centro de pesquisa e desenvolvimento, além de desenvolver parcerias com as melhores universidades do país.

De acordo com António Hou, o objectivo é reforçar a inclusão digital e acelerar o desenvolvimento de sectores estratégicos como educação, saúde e conectividade, promovendo o acesso equitativo às novas tecnologias.

Sublinhou que a sua empresa vai continuar a contribuir para que Angola atinja o acesso universal à internet e aos benefícios da transformação digital.

Disse que o futuro centro, cuja localização ainda está em fase de análise, faz parte da estratégia da Huawei em expandir a sua presença em África, confirmando que, embora os valores do investimento ainda estejam por definir, a decisão de implementação do mesmo já foi tomada.

Salientou que a sua empresa vai desenvolver parcerias com universidades angolanas para a formação de sete mil talentos, em áreas como inteligência artificial, conectividade e tecnologias emergentes, até 2027.

Revelou que, no âmbito do programa de formação, cinco estudantes angolanos foram seleccionados para se deslocarem à China, onde participarão num programa avançado de capacitação em tecnologias de informação e comunicação.

Fundada em 1987 por Ren Zhengfei, engenheiro do Exército Popular da China, a Huawei é uma das maiores empresas privadas chinesas, com sede em Shenzhen, na província de Guangdong.

Presente em mais de 170 países, emprega cerca de 190 mil pessoas em todo o mundo, sendo líder mundial em infra-estruturas de telecomunicações, especialmente no desenvolvimento da tecnologia 5G, produção de smartphones, tablets, laptops e dispositivos inteligentes, assim como oferece soluções em computação em nuvem, inteligência artificial e big data.

João Lourenço orientou, esta quinta-feira, em Luanda, uma reunião do Conselho de Segurança Nacional.

O Conselho de Segurança Nacional é o órgão de consulta do Presidente da República para assuntos relativos à condução da política e estratégia de Segurança Nacional, bem como à organização, funcionamento e disciplina das Forças Armadas Angolanas, da Política Nacional e demais organismos de garantia da ordem.

voja24 .

Recent Posts

Potencial de Angola apresentado na Feira Internacional de Frutas

As oportunidades de investimento que Angola oferece na área da produção hortofrutícola, com destaque para…

27 minutos ago

Japão poderá ser liderado por uma mulher pela primeira

A nacionalista japonesa de direita, Sanae Takaichi, foi eleita, neste sábado, líder do Partido Liberal…

1 hora ago

Angola e Portugal reforçam cooperação no sector da saúde

As autoridades angolanas e portuguesas reafirmaram, em Luanda, a predisposição para o reforço da cooperação…

2 horas ago

Papa critica tratamento de imigrantes nos EUA

O Papa Leão XIV criticou, na terça-feira, o tratamento “desumano” dos imigrantes nos Estados Unidos,…

2 dias ago

Timor-Leste regista mais de 20 mortes por raiva

O Ministério da Saúde de Timor-Leste registou 22 mortos devido à raiva desde o início…

2 dias ago

Ambientalistas travam projectos petrolíferos na África do Sul

Investimentos sul-africanos em petróleo e gás no valor de 1,6 mil milhões de dólares foram…

2 dias ago