Categories: Política

Presidente João Lourenço recebe delegação da Huawei

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta quinta-feira, em Luanda, uma delegação da multinacional de tecnologia Huawei, chefiada pelo seu responsável para a região da África Subsaariana, Hover Gao.

Em declarações à imprensa, o director-geral da Huawei para os países lusófonos, António Hou, deu a conhecer que a audiência serviu para a Huawei apresentar os projectos que desenvolve em Angola, no domínio da formação de talentos em tecnologias de informação e inteligência artificial, até 2027.

Anunciou que a Huawei pretende construir, até 2027, um centro de pesquisa e desenvolvimento, além de desenvolver parcerias com as melhores universidades do país.

De acordo com António Hou, o objectivo é reforçar a inclusão digital e acelerar o desenvolvimento de sectores estratégicos como educação, saúde e conectividade, promovendo o acesso equitativo às novas tecnologias.

Sublinhou que a sua empresa vai continuar a contribuir para que Angola atinja o acesso universal à internet e aos benefícios da transformação digital.

Disse que o futuro centro, cuja localização ainda está em fase de análise, faz parte da estratégia da Huawei em expandir a sua presença em África, confirmando que, embora os valores do investimento ainda estejam por definir, a decisão de implementação do mesmo já foi tomada.

Salientou que a sua empresa vai desenvolver parcerias com universidades angolanas para a formação de sete mil talentos, em áreas como inteligência artificial, conectividade e tecnologias emergentes, até 2027.

Revelou que, no âmbito do programa de formação, cinco estudantes angolanos foram seleccionados para se deslocarem à China, onde participarão num programa avançado de capacitação em tecnologias de informação e comunicação.

Fundada em 1987 por Ren Zhengfei, engenheiro do Exército Popular da China, a Huawei é uma das maiores empresas privadas chinesas, com sede em Shenzhen, na província de Guangdong.

Presente em mais de 170 países, emprega cerca de 190 mil pessoas em todo o mundo, sendo líder mundial em infra-estruturas de telecomunicações, especialmente no desenvolvimento da tecnologia 5G, produção de smartphones, tablets, laptops e dispositivos inteligentes, assim como oferece soluções em computação em nuvem, inteligência artificial e big data.

João Lourenço orientou, esta quinta-feira, em Luanda, uma reunião do Conselho de Segurança Nacional.

O Conselho de Segurança Nacional é o órgão de consulta do Presidente da República para assuntos relativos à condução da política e estratégia de Segurança Nacional, bem como à organização, funcionamento e disciplina das Forças Armadas Angolanas, da Política Nacional e demais organismos de garantia da ordem.

voja24 .

Recent Posts

Namíbia e Botswana assinam acordo de conectividade transfronteiriça

A maior operadora móvel da Namíbia, a MTC, e a empresa estatal Botswana Fiber Networks…

1 semana ago

Futuro das ONU analisado em reunião com presença de Angola

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, participou, sexta-feira última, em Luanda, numa reunião virtual…

1 semana ago

Angola e Sérvia abordam cooperação

Angola e a Sérvia manifestaram, em Belgrado, o interesse de incrementar as relações político-diplomáticas e…

1 semana ago

Angola prepara-se para janela de qualificação ao mundial de 2027

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol trabalha, desde esta segunda-feira, em Luanda, detalhes tácticos…

2 semanas ago

CAF sorteia quartos-de-final da Liga dos Campeões

A Confederação Africana de Futebol (CAF) sorteou, esta terça-feira, os jogos dos quartos-de-final da Liga…

2 semanas ago

Construção de instituto oftalmológico orçada em mais de 75 milhões de euros

A construção do Instituto Oftalmológico do Kilamba, em Luanda, está orçada em 75 milhões 188…

2 semanas ago