O Papa Leão XIV criticou, na terça-feira, o tratamento “desumano” dos imigrantes nos Estados Unidos, tendo-se questionado se as medidas do presidente Donald Trump vão ao encontro da doutrina da Igreja Católica.
“Alguém que diz que é contra o aborto, mas concorda com o tratamento desumano dos imigrantes nos Estados Unidos, não sei se isso é ser pró-vida”, disse o pontífice, em declarações aos jornalistas à porta da sua residência, em Castel Gandolfo.
Leão XIV, que assumiu o cargo em maio, na sequência da morte do Papa Francisco, foi questionado quanto à decisão da arquidiocese de Chicago de conceder um prémio a Dick Durbin, senador democrata de Illinois que apoia o direito ao aborto. Esta decisão motivou críticas por parte de católicos conservadores, incluindo vários bispos norte-americanos, noticiou a agência Reuters.
“É muito importante olhar para o trabalho geral que o senador tem feito. […] Compreendo a dificuldade e as tensões, mas penso que, como eu próprio já disse no passado, é importante olhar para muitas questões que estão relacionadas com o que é o ensinamento da Igreja”, disse.
E exemplificou: “Alguém que diz ser contra o aborto, mas a favor da pena de morte, não é realmente pró-vida.”
A União Europeia aprovou esta quarta-feira um empréstimo no valor de 90 mil milhões de…
No Burkina Faso, as autoridades suspenderam 359 associações devido à não renovação das suas instâncias…
A presidente Netumbo Nandi-Ndaitwah iniciou uma visita de trabalho de três dias à cidade de…
A Polícia da República de Moçambique realizou, na noite passada, uma importante operação na cidade…
O presidente francês Emmanuel Macron anunciou a morte de um segundo soldado francês ferido no…
O Papa Leão XIV cumpriu, esta quarta-feira, uma agenda intensa na Guiné Equatorial, marcada por…