Categories: Economia

Angola exporta primeiros ovos fertilizados para o Uganda

Angola exportou esta semana, pela primeira vez, ovos fertilizados para o Uganda, assinalando uma nova etapa na expansão do agronegócio e no comércio regional.

 Segundo um comunicado de imprensa do Fundo Soberano de Angola (FSDEA) enviado ao Jornal de Angola, a concretização deste feito foi possível através da empresa Lottie Sociedade Avícola, especializada em produção avícola, na qual o FSDEA detém participação por via da sua subsidiária Makunde.

Durante esta primeira operação, indica a nota, a empresa Lottie exportou 108 caixas, correspondentes a 38.880 ovos fertilizados.

“Para o próximo envio, a empresa já dispõe de mais 144 caixas preparadas, totalizando cerca de 52.000 ovos, o que demonstra a continuidade e sustentabilidade da produção”, acrescenta.

Sublinha que a operação já paga e concluída evidencia a crescente capacidade nacional de produção e exportação de bens agrícolas certificados, em conformidade com os padrões internacionais de qualidade e biossegurança.

“Esta primeira exportação de ovos fertilizados é mais do que um sucesso comercial é a prova de que o agronegócio angolano está pronto para competir a nível regional,” referiu o presidente do FSDEA, Armando Manuel, citado no mesmo documento.

Realçou igualmente que “o interesse de outros países africanos confirma a qualidade do produto nacional e o impacto do investimento realizado, para a criação de uma cadeia de valor avícola robusta e sustentável no país e na região”.

O acontecimento reforça os resultados da Estratégia de Investimentos Alternativos do FSDEA, centrada em sectores de alto impacto capazes de impulsionar a produção nacional, a substituição de importações e a diversificação das exportações, nomeadamente nos domínios da agricultura e segurança alimentar, saúde, indústria farmacêutica e infraestruturas.

Além disso, a Lottie recebeu novas encomendas provenientes do Zimbabwe, ampliando o alcance regional da produção avícola angolana e reforçando a presença de Angola no mercado africano de genética avícola.

Ovos fertilizados, também chamados de ovos embrionados, contêm um embrião em desenvolvimento, e são usados principalmente para a incubação e eclosão de pintos, mas podem ser consumidos sem riscos.

voja24 .

Recent Posts

Israel volta a atacar em Gaza apesar do cessar-fogo

Tanques e drones israelitas atacaram várias zonas no norte da Faixa de Gaza e em…

4 horas ago

Alemanha destaca caças Eurofighter para a Polónia

O ministro da Defesa alemão anunciou hoje que Berlim vai enviar aviões de combate Eurofighter…

12 horas ago

Dez mortos em incêndio em petroleiro na Indonésia

Pelo menos 10 pessoas morreram na terça-feira e 21 ficaram feridas num incêndio num petroleiro…

14 horas ago

SADC e França pedem a preservação da democracia em Madagáscar

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a França apelaram hoje aos militares…

15 horas ago

Angola recebe primeiros cavalos para os Jogos Africanos da Juventude

O primeiro lote de 21 cavalos endurance, de um total de 24, para os Jogos…

18 horas ago

Petro de Luanda soma duas vitórias na Taça dos Campeões africanos

O Petro de Luanda derrotou, esta terça-feira, a equipa do FAP dos Camarões, por 36-23,…

20 horas ago