Categories: Internacional

Vaticano alerta sobre as consequências da guerra na Faixa de Gaza

O secretário de Estado do Vaticano alertou para as “consequências desastrosas e desumanas” da guerra na Faixa de Gaza, motivando críticas de Israel, mas o Papa corroborou hoje as declarações como “a opinião” do Vaticano.

Numa entrevista à imprensa do Vaticano, publicada na segunda-feira por ocasião dos dois anos do ataque do movimento islamita palestiniano Hamas contra Israel, o cardeal Pietro Parolin afirmou que “qualquer plano que envolva o povo palestiniano nas decisões sobre o seu futuro e permita o fim deste massacre, libertando os reféns e pondo fim à morte diária de centenas de pessoas, será bem-vindo e apoiado”.

O chefe da diplomacia do Vaticano considerou ainda que o ataque do Hamas “foi desumano e injustificável” e que “os atacados” – Israel – “têm o direito de se defender, mas mesmo a autodefesa deve respeitar o parâmetro da proporcionalidade”.

“Infelizmente, a guerra resultante teve consequências desastrosas e desumanas”, lamentou. “Corremos o risco de nos habituarmos a esta carnificina! É inaceitável e injustificável reduzir seres humanos a meras vítimas colaterais”, acrescentou Parolin.

A posição mereceu uma imediata condenação das autoridades israelitas. A embaixada de Israel junto do Vaticano considerou que a entrevista “corre o risco de minar os esforços para acabar com a guerra em Gaza e contrariar o crescente antissemitismo”, numa mensagem na rede social X.

voja24 .

Recent Posts

Israel volta a atacar em Gaza apesar do cessar-fogo

Tanques e drones israelitas atacaram várias zonas no norte da Faixa de Gaza e em…

16 horas ago

Alemanha destaca caças Eurofighter para a Polónia

O ministro da Defesa alemão anunciou hoje que Berlim vai enviar aviões de combate Eurofighter…

1 dia ago

Dez mortos em incêndio em petroleiro na Indonésia

Pelo menos 10 pessoas morreram na terça-feira e 21 ficaram feridas num incêndio num petroleiro…

1 dia ago

SADC e França pedem a preservação da democracia em Madagáscar

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a França apelaram hoje aos militares…

1 dia ago

Angola recebe primeiros cavalos para os Jogos Africanos da Juventude

O primeiro lote de 21 cavalos endurance, de um total de 24, para os Jogos…

1 dia ago

Petro de Luanda soma duas vitórias na Taça dos Campeões africanos

O Petro de Luanda derrotou, esta terça-feira, a equipa do FAP dos Camarões, por 36-23,…

1 dia ago