Categories: Internacional

Cerca de 300 mil sul-sudaneses fugiram do país em 2025

 Cerca de 300 mil sul-sudaneses fugiram do seu país em 2025, segundo estimativas divulgadas hoje pelas Nações Unidas, “em grande parte devido ao conflito crescente” entre os apoiantes do Presidente Salva Kiir e os do vice-Presidente Riek Machar.

Os combates intensificaram-se em Março no Sudão do Sul, o país mais jovem do mundo, que se tornou independente do Sudão em 2011 e que há anos vive uma grande instabilidade e uma taxa de pobreza muito elevada, apesar da exploração de petróleo no seu território.

Inicialmente localizada no nordeste, a violência atingiu depois o sul do país, embora a maioria dos territórios continue, por enquanto, a ser poupada.

A acusação de Riek Machar por “crimes contra a humanidade” em 11 de Setembro alimenta, no entanto, os receios de uma nova guerra civil, quase sete anos após o fim de um conflito sangrento entre os seus apoiantes e os do presidente Salva Kiir, que causou pelo menos 400 mil mortos entre 2013 e 2018.

“Os confrontos armados estão a ocorrer numa escala nunca vista desde a assinatura do acordo de cessação das hostilidades em 2017”, lamentou num comunicado a comissão das Nações Unidas para os direitos humanos no Sudão do Sul.

“Só em 2025, estima-se que 300 mil sul-sudaneses tenham fugido do país, em grande parte devido à intensificação do conflito”, precisa o texto.

Cerca de 148 mil deles chegaram ao Sudão, 50 mil à Etiópia, igual número ao Uganda, 30 mil à República Democrática do Congo (RDC) e 25 mil ao Quénia, de acordo com a ONU.

Cerca de dois milhões de pessoas também estão deslocadas dentro do país, que também acolheu mais 560 mil refugiados que fugiram da guerra no vizinho Sudão, segundo a mesma fonte.

“A sua protecção e sobrevivência continuam a depender da região, que acolhe agora mais de 2,5 milhões de refugiados do Sudão do Sul”, acrescentam as Nações Unidas, criticando os líderes do Sudão do Sul por terem “deliberadamente atrasado o progresso e (…) levado o Sudão do Sul à beira de um novo precipício”.

Mais de 1.800 civis foram mortos entre Janeiro e Setembro, segundo dados da ONU, acusando o exército sul-sudanês de ter realizado ataques aéreos “indiscriminados” contra áreas povoadas em várias províncias do país.

No início de Junho, a ONU estimava que mais de 165 mil pessoas tinham sido deslocadas pela violência desde Março, das quais cerca de 100 mil tinham fugido para países vizinhos.

voja24 .

Recent Posts

ANGOLA : Ministério do Interior inicia celebrações do 47.º aniversário com foco na segurança e modernização institucional

Luanda - O Ministério do Interior (MININT) deu início, nesta segunda-feira (8), ao programa de…

21 horas ago

ANGOLA : Cientistas descobrem novas espécies de animais e insetos em região remota

LUANDA — Uma expedição científica realizada no planalto de Lisima, no centro de Angola, levou…

24 horas ago

Papa Leão XIV alerta para crise espiritual global e defende diálogo como caminho para a paz

MADRI — O Papa Leão XIV manifestou preocupação com o agravamento das tensões internacionais e…

24 horas ago

Presidente da Comissão da União Africana destaca papel da África do Sul na promoção da paz e integração continental

Mahmoud Ali Youssouf recebeu a embaixadora sul-africana junto da União Africana e elogiou o compromisso…

1 dia ago

FILIPINAS : Forte sismo provoca pânico, desabamentos e deixa dezenas de mortos

MANILA — Um forte sismo de magnitude 7,8 atingiu o sul das Filipinas, provocando pânico…

1 dia ago

Árbitro somali impedido de entrar nos Estados Unidos falha Mundial 2026 e reacende debate sobre restrições migratórias

Mogadíscio/Washington - A exclusão do árbitro internacional somali Omar Abdulkadir Artan da Copa do Mundo…

1 dia ago