Categories: Internacional

Alemanha destaca caças Eurofighter para a Polónia

O ministro da Defesa alemão anunciou hoje que Berlim vai enviar aviões de combate Eurofighter para a Polónia para garantir a segurança do flanco oriental da NATO.

“No futuro, teremos também vários Eurofighter em Malbork, na Polónia. Isto tornar-nos-á ainda mais ativos, mais presentes e mais visíveis na fronteira oriental da Aliança” Atlântica, afirmou Boris Pistorius à margem da reunião dos chefes de Estado-Maior da NATO, em Bruxelas.

Os aviões de combate vão ser enviados em dezembro e permanecer na Polónia até março do próximo ano.

“Vamos contribuir com voos de patrulha para proteger o flanco oriental e o meu chefe da força aérea diz-me estar muito orgulhoso por poder afirmar que o maior compromisso de um Estado europeu membro da NATO para proteger o espaço aéreo aliado vem da força aérea” alemã, afirmou, numa referência ao destacamento de aviões militares alemães na parte oriental do continente.

Na capital alemã, o porta-voz do Ministério da Defesa, Mitko Muller, disse que o contingente que será destacado na base aérea polaca de Malbork será composto por quatro a cinco Eurofighter, para que dois deles possam estar permanentemente ativos em caso de necessidade.

O reforço desta presença alemã surge numa altura em que Berlim já contribui, como lembrou Pistorius, com “vários Eurofighter” numa outra missão de vigilância do espaço aéreo da NATO em Constança, na Roménia.

Muller lembrou que o contingente de caças se junta ao já destacado em Konstanz, no sul da Alemanha, ao sistema de radar na Lituânia e ao centro móvel de vigilância aérea da força aérea alemã, que contribuem para a segurança aérea no flanco oriental da NATO.

Os ministros da Defesa dos países da Aliança Atlântica reuniram-se hoje em Bruxelas, para debater como melhor coordenar o apoio à Ucrânia a caminho do quarto ano de conflito. Os governantes dos 32 países da NATO discutiram também o investimento na própria capacitação militar.

voja24 .

Recent Posts

ANGOLA : Ministério do Interior inicia celebrações do 47.º aniversário com foco na segurança e modernização institucional

Luanda - O Ministério do Interior (MININT) deu início, nesta segunda-feira (8), ao programa de…

1 dia ago

ANGOLA : Cientistas descobrem novas espécies de animais e insetos em região remota

LUANDA — Uma expedição científica realizada no planalto de Lisima, no centro de Angola, levou…

1 dia ago

Papa Leão XIV alerta para crise espiritual global e defende diálogo como caminho para a paz

MADRI — O Papa Leão XIV manifestou preocupação com o agravamento das tensões internacionais e…

1 dia ago

Presidente da Comissão da União Africana destaca papel da África do Sul na promoção da paz e integração continental

Mahmoud Ali Youssouf recebeu a embaixadora sul-africana junto da União Africana e elogiou o compromisso…

1 dia ago

FILIPINAS : Forte sismo provoca pânico, desabamentos e deixa dezenas de mortos

MANILA — Um forte sismo de magnitude 7,8 atingiu o sul das Filipinas, provocando pânico…

1 dia ago

Árbitro somali impedido de entrar nos Estados Unidos falha Mundial 2026 e reacende debate sobre restrições migratórias

Mogadíscio/Washington - A exclusão do árbitro internacional somali Omar Abdulkadir Artan da Copa do Mundo…

1 dia ago