O Presidente da República anunciou, na Assembleia Nacional, que os signatários dos Acordos de Alvor Agostinho Neto, Holden Roberto e Jonas Savimbi serão postumamente condecorados com a Medalha Comemorativa dos 50 Anos da Independência Nacional. A decisão, segundo o Chefe de Estado, insere-se no espírito do perdão e da reconciliação, marcando a celebração da festa da independência.
A declaração foi feita durante a tradicional Mensagem sobre o Estado da Nação, onde o Presidente João Lourenço sublinhou o simbolismo da efeméride. “Para nós, 50 não é apenas um número, é sinónimo de reconhecimento da Paz, de perdão e de vontade de nos reerguermos juntos para concretizar os sonhos”, afirmou o Presidente.
O Chefe de Estado destacou ainda que o marco dos 50 anos é um “símbolo de reafirmação do compromisso com os valores da pátria, de confirmação da nossa esperança e de reafirmação da nossa confiança”.
“É sinónimo da nossa certeza que ‘Angola unida vai vencer'”, prosseguiu João Lourenço, citando o lema de reconciliação e lembrando que Angola é “uma nação que aprende com os seus erros, supera os seus desafios e celebra as suas conquistas”. O Presidente concluiu o ponto salientando que “este é o estado da nação que juntos estamos a construir há 50 anos”.
A condecoração conjunta das figuras históricas que lideraram o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) e a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), respetivamente, é vista como um passo significativo na contínua política de reconciliação e unidade nacional promovida pelo governo angolano.
O ex-Presidente francês apresentou-se hoje na prisão para cumprir uma pena de cinco anos pelo…
O Presidente da Comissão da União Africana, Mahmoud Ali Youssouf, discutiu com o embaixador Jiang…
A mortalidade infantil caiu de 44 para 32 por mil nados-vivos, enquanto a mortalidade de…
O Presidente da República, João Lourenço, foi na noite de sábado, em Luanda, homenageado pela…
A TAAG - Linhas Aéreas de Angola realizou no sábado 18 de Outubro, os últimos…
O Governo angolano, através do Despacho Presidencial n.º 269/25, de 14 de Outubro, formalizou uma…