A Holanda vai devolver ao Egipto uma escultura de 3.500 anos que foi exposta numa feira de arte holandesa, anunciou domingo o primeiro-ministro holandês, Dick Schoof, durante uma visita ao país, onde se encontrou com o Presidente Abdel Fattah al-Sisi.
De acordo com a Reuters, a peça de arte, que retrata um alto oficial do reino do faraó Tutmés III (1479-1425 a.C.), terá sido roubada e exportada ilegalmente, provavelmente durante os distúrbios da Primavera Árabe de 2011, antes de aparecer no mercado internacional de arte.
“O histórico artefacto cultural foi apreendido numa feira de arte holandesa” em Maastricht, em 2022, indicou Schoof, após ter sido denunciada a sua origem ilícita por um cidadão anónimo às autoridades.
Um inquérito levado a cabo pela polícia holandesa e a inspecção do património cultural confirmou que a escultura havia sido saqueada e retirada ilegalmente do Egipto. O negociante que possuía a peça entregou-a voluntariamente após a investigação.
O governo holandês afirmou que espera entregar o artefacto ao embaixador egípcio na Holanda até o final deste ano, embora nenhuma data específica tenha sido fixada para o efeito.
O Bureau Político do MPLA aprovou, hoje, durante a reunião orientada pelo presidente João Lourenço,…
Angola pretende alcançar 90% de cobertura nacional de vacinação até 2030, para diminuir as crianças…
Por Sempa Sebastião - Jornalista Há vozes que não se calam porque nasceram do vício…
Angola enfrenta amanhã, no Estádio 11 de Novembro, a Argentina em um amistoso internacional que…
A Comissão da União Africana reitera o apoio incondicional à Presidência Sul-africana do G20, o…
Polícia sul-africana diz que resgatou três jovens do Botswana que tinham caído num suposto esquema…