Categories: Economia

Angola prevê liberalizar mais de cinco mil produtos com taxa zero até Dezembro

Angola prevê liberalizar mais de cinco mil produtos na sua pauta aduaneira com taxa zero, até Dezembro deste ano, no quadro do processo de integração a Zona de Livre Comércio da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), disse, em Luanda, a secretária de Estado do Comércio e Serviços, Augusta Fortes.

Falando à imprensa, no quadro do segundo workshop metodológico com os operadores económicos autorizados sobre o tema “Fortalecimento da parceria estratégica: boas práticas, inovação e sustentabilidade do programa”, sublinhou que constam da pauta produtos dos ramos agrícola, pescas e outros.

Considerou que o processo reafirma o compromisso do Executivo angolano, através do Comité Nacional para a Facilitação do Comércio e outros órgãos competentes, em continuar a promover políticas e mecanismos para melhorar o ambiente de negócios, diversificação da economia e integração efectiva de Angola nos fluxos de comércio regional e internacional.

Em relação ao workshop, considerou como sendo um momento de reflexão técnica, partilha de conhecimento e construção de consensos em torno de uma temática fundamental para o ambiente de negócios e o desenvolvimento económico do país.

Salientou que a implementação do Programa do Operador Económico Autorizado (OEA) constitui uma das acções estratégicas mais determinantes para a modernização e desburocratização do comércio externo em Angola.

Explicou que a iniciativa enquadra-se nas obrigações internacionais assumidas pelo país, no âmbito do Acordo sobre a Facilitação do Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC).

O workshop metodológico com os operadores económicos autorizados, promovido pelo Comité Nacional de Facilitação de Comércio, visou aprofundar o entendimento dos actores envolvidos sobre os requisitos, critérios, procedimentos e benefícios associados ao estatuto de Operador Económico Autorizado, bem como criar sinergias entre as instituições para uma implementação coordenada, transparente e eficaz do programa, em Angola.

Tratou-se de uma iniciativa promovida com o apoio técnico do Banco Mundial, reflectindo o compromisso com a modernização aduaneira e a implementação de políticas públicas que promovam um ambiente de negócios mais eficiente, transparente e competitivo.

voja24 .

Recent Posts

UNITA entrega documentos do seu congresso ao Tribunal Constitucional para anotação

A UNITA entregou, esta quarta-feira, ao Tribunal Constitucional, a documentação referente ao seu décimo quarto…

1 dia ago

Protestos no Irão contra dificuldades económicas alastram todo país

Os protestos no Irão, desencadeados por dificuldades económicas, espalharam-se agora por toda o país, disseram…

1 dia ago

Rússia acusou EUA de provocar tensões com apreensão de petroleiro

A diplomacia da Rússia acusou hoje o governo dos Estados Unidos de fomentar tensões militares…

1 dia ago

Reservas internacionais do Egipto atingem recorde

As reservas internacionais líquidas (NIRs) do Egipto mantiveram a tendência de alta no final de…

1 dia ago

Afreximbank afirma que economia da Nigéria está estabilizar-se

A economia da Nigéria está se estabilizando, mas permanece frágil, exigindo reformas contínuas para desbloquear…

2 dias ago

Presidente Félix Tshisekedi promulga “Lei N’sele”

O Presidente da RDC, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, promulgou a Lei de 3 de Dezembro…

2 dias ago