Categories: Economia

Angola prevê liberalizar mais de cinco mil produtos com taxa zero até Dezembro

Angola prevê liberalizar mais de cinco mil produtos na sua pauta aduaneira com taxa zero, até Dezembro deste ano, no quadro do processo de integração a Zona de Livre Comércio da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), disse, em Luanda, a secretária de Estado do Comércio e Serviços, Augusta Fortes.

Falando à imprensa, no quadro do segundo workshop metodológico com os operadores económicos autorizados sobre o tema “Fortalecimento da parceria estratégica: boas práticas, inovação e sustentabilidade do programa”, sublinhou que constam da pauta produtos dos ramos agrícola, pescas e outros.

Considerou que o processo reafirma o compromisso do Executivo angolano, através do Comité Nacional para a Facilitação do Comércio e outros órgãos competentes, em continuar a promover políticas e mecanismos para melhorar o ambiente de negócios, diversificação da economia e integração efectiva de Angola nos fluxos de comércio regional e internacional.

Em relação ao workshop, considerou como sendo um momento de reflexão técnica, partilha de conhecimento e construção de consensos em torno de uma temática fundamental para o ambiente de negócios e o desenvolvimento económico do país.

Salientou que a implementação do Programa do Operador Económico Autorizado (OEA) constitui uma das acções estratégicas mais determinantes para a modernização e desburocratização do comércio externo em Angola.

Explicou que a iniciativa enquadra-se nas obrigações internacionais assumidas pelo país, no âmbito do Acordo sobre a Facilitação do Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC).

O workshop metodológico com os operadores económicos autorizados, promovido pelo Comité Nacional de Facilitação de Comércio, visou aprofundar o entendimento dos actores envolvidos sobre os requisitos, critérios, procedimentos e benefícios associados ao estatuto de Operador Económico Autorizado, bem como criar sinergias entre as instituições para uma implementação coordenada, transparente e eficaz do programa, em Angola.

Tratou-se de uma iniciativa promovida com o apoio técnico do Banco Mundial, reflectindo o compromisso com a modernização aduaneira e a implementação de políticas públicas que promovam um ambiente de negócios mais eficiente, transparente e competitivo.

voja24 .

Recent Posts

Adão de Almeida substitui Cartolina Cerqueira na presidência da Assembleia Nacional

O Bureau Político do MPLA aprovou, hoje, durante a reunião orientada pelo presidente João Lourenço,…

37 minutos ago

‎Angola quer alcançar 90% de cobertura de vacinação até 2030 em todo território nacional.

Angola pretende alcançar 90% de cobertura nacional de vacinação até 2030, para diminuir as crianças…

38 minutos ago

André Ventura, o eco tardio de Salazar: quando o colonizador tenta dar lições ao colonizado

Por Sempa Sebastião - Jornalista Há vozes que não se calam porque nasceram do vício…

42 minutos ago

Angola e Argentina disputam amistoso histórico em Luanda

Angola enfrenta amanhã, no Estádio 11 de Novembro, a Argentina em um amistoso internacional que…

1 dia ago

União Africana reitera apoio à Presidência sul-africana do G20

A Comissão da União Africana reitera o apoio incondicional à Presidência Sul-africana do G20, o…

2 dias ago

Polícia sul-africana resgata jovens do Botswana vítimas de tráfico humano

Polícia sul-africana diz que resgatou três jovens do Botswana que tinham caído num suposto esquema…

2 dias ago