Angola vai beneficiar, até Julho do próximo ano, de 257 mil euros, dos 10 milhões globais, do Projecto de Operacionalização da Política Agrícola Regional (STOSAR II), para o fomento da Agricultura na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), anunciou, quinta-feira, em Luanda, o ministro da Agricultura.
Isaac dos Anjos, que discursava na abertura do seminário de lançamento do projecto STSAR II, no país, referiu que o programa visa promover a segurança alimentar, desenvolvimento económico, redução da pobreza e a integração regional, através da agricultura, segundo notícia do JA Online.
Com uma vigência de quatro anos, o projecto de apoio à Operacionalização da Política Agrícola Regional representa uma resposta estratégica do Governo angolano para o sector agro-pecuário, como ajuda a travar a proliferação de doenças e pragas.
O governante sublinhou que o projecto marca um passo decisivo na consolidação dos esforços conjuntos para garantir a recolha de dados agro-pecuários de qualidade, sanidade vegetal e animal, protecção à produção agrícola e pecuária, bem como a promoção da segurança alimentar e nutricional em todo o território nacional.
O projecto, que conta com o financiamento da União Europeia e implementado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), contempla cinco componentes essenciais, como a saúde animal, nutrição, segurança alimentar, gestão de informação agrícola, agro-negócio e cadeias de valor.
De acordo com o ministro da Agricultura e Florestas, o programa é uma oportunidade que vai fortalecer a capacidade institucional, formação de quadros e envolvimento das comunidades na defesa da saúde das plantas e dos animais.
Segundo Isaac dos Anjos, apesar de o projecto ter alcançado progressos ao nível da região da SADC, em Angola o programa enfrenta grandes desafios, que exigem uma abordagem abrangente, que evidencie as lacunas de dados, mudança na dieta alimentar, deficiências de políticas e limitações na partilha de conhecimentos, bem como na dificuldade de colecta de dados agro-pecuários.
“Com este projecto, Angola pretende fortalecer a saúde animal, incluindo a monitorização e a mitigação das doenças transfronteiriças de grande impacto, como a febre aftosa (FMD), a peste dos pequenos ruminantes (PPR) e a gripe aviária, altamente patogénica (HPAI), que afectam o comércio de animais e produtos de origem animal”, frisou.
Os resultados do STSAR I destacam a melhoria do acesso a informações agrícolas fiáveis e atempadas, para a tomada de decisões, acesso aos mercados para os produtos vegetais e animais da região, através da gestão de pragas e doenças transfronteiriças, bem como do reforço da capacidade dos países membros da SADC, no cumprimento dos requisitos e normas internacionais de exportação.
Mercado regional
A representante do secretariado da SADC em Angola, Flávia Lutucuta, considera o STOSAR II um elemento fulcral para o reforço dos sistemas agrícolas sustentáveis, inclusivos e resilientes, com vista à melhoria dos sistemas de informação, acesso ao mercado, gestão das pragas, segurança alimentar e capacidade operacional das organizações agrícolas.
Um dos principais focos nesta política agrária, disse, é a coordenação, com vista ao alcance de impactos positivos na economia agrária, de forma satisfazer os Planos Nacionais dos Estados-membros a responder à SADC que enfrentam desafios que exigem uma abordagem abrangente face às questões políticas globais da actualidade, que se associam, também, aos desafios climáticos.
O objectivo principal do STOSAR II é fortalecer os sistemas de segurança alimentar e nutricional, aumentar a resiliência climática e impulsionar o agronegócio e o acesso ao mercado em toda a região da SADC, dando continuidade aos resultados alcançados na primeira fase.
Uma comissão da Câmara dos Estados Unidos da América (EUA) aprovou, quarta-feira, 11 de Dezembro,…
Os Estados Unidos acusaram o Rwanda, na sexta-feira, de alimentar a instabilidade e a guerra,…
Chabi Yayi, filho do ex-Presidente do Benim e atual líder da oposição, Thomas Boni Yayi,…
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, destacou, esta sexta-feira, em Luanda, os avanços registados no…
O ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, considera que a…
O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, afirmou hoje que o país reforçou…