Categories: Tecnologia

Cabo submarino reforça soberania digital de Angola

O ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, considera que a entrada da operadora de telefonia móvel Unitel no consórcio internacional do cabo submarino “2Africa” marca um avanço decisivo para a soberania digital e segurança das telecomunicações de Angola.

Ao proceder a inauguração do referido cabo, reconheceu que o país precisava de uma nova tecnologia internacional, capaz de responder ao crescimento acelerado do tráfego de dados e as exigências da economia digital.

Apontou o investimento da Unitel como uma iniciativa que surge numa altura em que o cabo submarino “SAT-3” está a atingir o fim da sua vida útil, após 25 anos de operação, e o WACS está no limite máximo da sua capacidade.

Realçou que o “2Africa” chega como a solução tecnológica mais moderna, ampliando a capacidade de transmissão, reforço da redundância das ligações e posicionamento do país entre os mercados africanos mais preparados para os desafios da conectividade global.

Destacou que, por razões técnicas, estratégicas e de soberania, ao amarrar o cabo “2Africa” em território nacional, Angola garante uma rota internacional estável, independente e orientada para o futuro, abrindo espaço para o desenvolvimento de datacenter, inteligência artificial, fintechs, comércio electrónico, serviços digitais e toda a nova geração da economia baseada em dados.

Mário Oliveira adiantou que o país se torna mais competitivo, conectado e seguro, consolidando um novo capítulo na transformação digital nacional.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da Unitel, Aguinaldo Jaime, a empresa investiu 43 milhões de dólares para o ramal do cabo submarino denominado “2Africa”, com cerca de 45 mil quilómetros de fibra óptica.

A nova estação de aterragem do cabo submarino “2Africa” está localizada no município de Cacuaco, província de Luanda.

A nova fibra óptica vai ligar 33 países, com passagem por África, Ásia e Europa.

Aguinaldo Jaime disse que o cabo submarino representa a convicção de que a conectividade é um catalisador fundamental para o desenvolvimento social e económico dos países, sendo um dos mais relevantes projectos de infra-estrutura digital da última década a nível mundial.

“Trata-se de um cabo submarino de nova geração, com cerca de 45 mil quilómetros de extensão e 33 pontos de amarração, interligando África, Europa, Médio Oriente e Ásia, com uma capacidade projectada superior a 180 terabytes por segundo”, revelou, adiantando que o sistema reúne numa só estrutura mais capacidade do que todos os cabos actualmente em operação em África.

Para Angola, sublinhou, foram alocados 23.6 terabytes por segundo, capacidade que permitirá ao país responder as necessidades tecnológicas da próxima década com maior segurança, modernidade e escalabilidade.

Acrescentou que a Unitel é a responsável pelo desenvolvimento do ramal de ligação em Angola, pela construção do ponto de amarração em Cacuaco e pela implementação da estação de aterragem do cabo.

Salientou que o investimento constitui um contributo directo para o reforço da soberania digital e para a modernização das infra-estruturas críticas para a inclusão tecnológica, prioridades assumidas pelo Executivo Angolano no período 2023-2027 e alinhadas com a Agenda “Angola 2050”.

voja24 .

Recent Posts

Angola : Presidente João Lourenço actualiza registo eleitoral no início do processo nacional de recenseamento

Luanda – O Presidente da República de Angola, João Lourenço, procedeu na manhã desta segunda-feira…

6 dias ago

RDC : Uma pesquisa congolesa apresenta uma resposta científica aos desafios climáticos através da restauração das savanas com a agrofloresta

Em Ibi-Batéké, a ciência demonstra como as plantações de Acácia podem tornar-se uma ferramenta de…

6 dias ago

RDC : Une recherche congolaise apporte une réponse scientifique aux défis climatiques à travers la restauration des savanes par l’agroforesterie

À Ibi-Batéké, la science démontre comment les plantations d’Acacia peuvent devenir un outil de lutte…

6 dias ago

MANUEL AUGUSTO : A DESPEDIDA DE UM HOMEM DE ESTADO QUE AJUDOU A PROJECTAR ANGOLA NO MUNDO

Jornalista, diplomata e patriota, Manuel Augusto dedicou décadas ao serviço da República, deixando um legado…

1 semana ago

ANGOLA : Ministério do Interior inicia celebrações do 47.º aniversário com foco na segurança e modernização institucional

Luanda - O Ministério do Interior (MININT) deu início, nesta segunda-feira (8), ao programa de…

2 semanas ago

ANGOLA : Cientistas descobrem novas espécies de animais e insetos em região remota

LUANDA — Uma expedição científica realizada no planalto de Lisima, no centro de Angola, levou…

2 semanas ago