O Presidente da República e em exercício da União Africana, João Lourenço, manteve, este domingo, em Luanda, um encontro de trabalho com o seu homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, para analisar a situação de segurança prevalecente no Leste daquele país.
A reunião entre os dois estadistas durou cerca de uma hora e meia, num ambiente de concertação diplomática, centrado na evolução do conflito armado e nos esforços regionais e internacionais para a pacificação da região.
Recorde-se que, a 04 do corrente mês, foi assinado, em Washington, Estados Unidos da América, um acordo de paz entre a RDC e o Rwanda, mediado pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
O acordo foi assinado pelos Presidentes Félix Tshisekedi e Paul Kagame, visando pôr fim ao conflito armado, assegurar a retirada de tropas rwandesas do território congolês e cessar o apoio a milícias armadas hostis.
No terreno, a situação permanece instável, com as forças do M23 a avançar em várias zonas, o que tem resultado na captura de cidades estratégicas, incluindo Uvira, na província de Kivu-do-Sul.
Há relatos de combates intensos, presença de rebeldes em áreas urbanas e deslocações em massa da população civil, agravando a crise humanitária.
No plano internacional, os Estados Unidos manifestaram sábado preocupação com alegadas violações do Acordo de Washington, por parte do Rwanda.
Responsáveis norte-americanos, entre os quais o secretário de Estado Marco Rubio, afirmaram publicamente que as acções atribuídas a Kigali (Rwanda), no Leste da RDC, são incompatíveis com os compromissos assumidos no pacto de paz.
Washington advertiu que não vai permanecer indiferente a eventuais incumprimentos e sinalizou a possibilidade de medidas diplomáticas adicionais caso persistam indícios de apoio a grupos armados que operam no território congolês.
De realçar que, sexta-feira última, esteve em Luanda, um enviado especial do Presidente Félix Tshisekedi, para entregar entregar uma mensagem ao Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
Uma comissão da Câmara dos Estados Unidos da América (EUA) aprovou, quarta-feira, 11 de Dezembro,…
Os Estados Unidos acusaram o Rwanda, na sexta-feira, de alimentar a instabilidade e a guerra,…
Chabi Yayi, filho do ex-Presidente do Benim e atual líder da oposição, Thomas Boni Yayi,…
Angola vai beneficiar, até Julho do próximo ano, de 257 mil euros, dos 10 milhões…
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, destacou, esta sexta-feira, em Luanda, os avanços registados no…
O ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, considera que a…