Categories: Política

Angola e Índia pretendem reforçar a cooperação em sectores estratégicos

Angola e a Índia pretendem incrementar a cooperação nos domínios político-diplomático, económico e comercial, sectores considerados estratégicos pelas partes para o desenvolvimento de laços mutuamente vantajosos.

No quadro do fomento das relações, a parte indiana manifestou particular interesse em apoiar a área da Saúde em Angola, com enfoque no ramo farmacêutico, sublinhando a experiência e a capacidade deste país do Sul da Ásia na produção de medicamentos e no fortalecimento de sistemas de saúde.

A pretensão dos dois governos esteve no centro da audiência que a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, concedeu ao embaixador da índia em Angola, Vidhu P. Nair.

Uma nota do Ministério das Relações Exteriores indica que durante o encontro, as duas entidades analisaram igualmente a necessidade da realização, em data a concertar, da Comissão Mista Bilateral, mecanismo considerado essencial para avaliação dos acordos existentes e para a identificação de novas áreas de cooperação de interesse comum.

As partes destacaram as relações históricas e diplomáticas entre Angola e a Índia, reafirmando o compromisso de continuar a aprofundar os laços de amizade, solidariedade e cooperação que unem os dois países, em benefício dos seus povos.

Durante o encontro, o embaixador indiano realçou as potencialidades do seu país enquanto uma das maiores economias emergentes do mundo, com reconhecida capacidade nos sectores da indústria farmacêutica, tecnologias de informação, energias renováveis, agricultura, formação de quadros e inovação científica.

A Índia afirmou-se igualmente como um parceiro estratégico com vasta experiência na cooperação Sul–Sul, colocando à disposição de Angola o seu know-how técnico e humano para contribuir para o desenvolvimento sustentável e a diversificação da economia angolana.

De referir que o encontro entre os embaixadores acontece após a visita oficial a Angola da Presidente Droupadi Murmu, em Novembro de 2025, na qual expressou o compromisso de a Índia continuar a estreitar uma parceria estratégica com o Governo angolano, em mais sectores, como Petróleos, Infra-estruturas ferroviárias e rodoviárias.

Droupadi Murmu lembrou, na ocasião, o importante papel de Angola no que diz respeito à busca de segurança energética da Índia, um dos maiores compradores de petróleo e gás angolanos.

“As empresas indianas podem assinar contratos de longo prazo para a aquisição de petróleo e gás angolano e estão interessadas nisto. Ao mesmo tempo, as nossas empresas deste sector querem, também, investir no offshore e projetcos upstream em Angola, como líder global na área de refinação de petróleo”, afirmou.

No âmbito das possíveis áreas por explorar, acrescentou a dos fertilizantes, componente importante para a agricultura sustentável, para de seguida fazer menção ao interesse de empresários indianos investirem em projectos de produção de ureia e fertilizantes.

Ao compartilhar a experiência indiana na construção de mais de 12 mil quilómetros de estradas, anualmente, a Presidente Murmu destacou durante a visita a Luanda a disposição do seu país ajudar Angola em infra-estruturas ferroviárias e rodoviárias.

voja24 .

Recent Posts

Angola e EUA analisam conjuntura política e de segurança no Leste da RDC

Angola e os Estados Unidos da América (EUA) voltaram a analisar, terça-feira, a conjuntura política…

14 horas ago

Comandante-em-Chefe felicita Força Aérea Nacional pelos 50 anos da sua criação

O Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), João Lourenço, felicitou, esta…

16 horas ago

Assembleia Nacional aprova Estatuto das Organizações não Governamentais

Os deputados à Assembleia Nacional aprovaram, esta quinta-feira, em Luanda, em votação global final, a…

18 horas ago

Presidente da AN recebe embaixadores acreditados em Angola

O presidente da Assembleia Nacional, Adão de Almeida, recebeu, esta quarta-feira, em Luanda, em audiências…

18 horas ago

Elon Musk não está satisfeito com acordo entre a Apple e a Google

O magnata multimilionário e dono da Tesla, da SpaceX, do X e do xAI, Elon…

1 semana ago

Trump faz ameaças a Cuba e presidente Miguel Díaz-Canel reage duramente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificou as tensões diplomáticas com Cuba neste domingo (11) ao publicar…

2 semanas ago