O projecto de construção da rede de distribuição e de ligações domiciliárias nas zonas periurbanas da cidade do Lubango, província da Huíla, pode vir a beneficiar mais de 30 mil pessoas.
A informação foi avançada pelo Ministério da Energia e Águas numa nota tornada pública.
A empreitada, actualmente em curso, contempla a realização de 5.303 ligações domiciliárias em sete bairros da cidade, designadamente Casa Verde, Escola Portuguesa, Cowboy 1, Caxote, Sofrio, Bula Matady e Arimba.
Paralelamente, o projecto prevê a implantação de uma rede de distribuição, com uma extensão superior a 92 quilómetros, contribuindo de forma estrutural para a melhoria da cobertura e da fiabilidade do sistema de abastecimento de água na cidade do Lubango.
A consignação da obra foi efectuada, no dia 4 de Julho de 2025, pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges e tem uma duração prevista de 18 meses até estar concluída.
Está também em curso um projecto, cujas obras tiveram o início em Setembro de 2025, que está a executar novos reservatórios de água e reabilitar outros existentes, nos bairros Capelinha, Humpata, Mapunda e Venâncio, elevando, em grande medida, a capacidade de armazenamento e a disponibilidade e de abastecimento de água potável aos habitantes do Lubango.
O conflito entre Israel, os Estados Unidos da América e o Irão atingiu uma fase…
O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa reafirmou o seu compromisso em garantir justiça…
O presidente Miguel Díaz-Canel confirmou hoje, em colectiva de imprensa nesta capital, a existência de…
Taiwan vai testar munições anti-aéreas de baixo custo com capacidade para interceptar mísseis de longo…
O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, poderá anunciar já esta semana que vários…
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou hoje para uma onda crescente de intolerância…