Angola e Espanha assinaram, terça-feira, em Madrid, Espanha, um memorando de entendimento que estabelece um novo quadro de cooperação técnica e institucional no domínio dos Transportes e Infra-estruturas.
De acordo com um comunicado do Ministério dos Transportes de Angola, citado pelo JA Online, o instrumento jurídico foi assinado no segundo e último dia da visita do ministro Ricardo d’Abreu a Espanha, efectuada a convite do homólogo espanhol, Óscar Puente Santiago.
O memorando de entendimento assinado cria as bases para uma cooperação técnica e institucional abrangente, incluindo o planeamento estratégico do sector, o desenvolvimento de infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias, portuárias e aeroportuárias, a digitalização dos sistemas de transporte, formação de quadros, segurança operacional e a implementação de soluções sustentáveis e inovadoras.
A visita de Ricardo d’Abreu a Espanha insere-se no aprofundamento das excelentes relações entre os dois países e marca um passo relevante na consolidação de parcerias estratégicas para o desenvolvimento do sector dos transportes angolano, com particular enfoque na modernização das infra-estruturas, mobilidade urbana, ferrovia, aviação civil, logística e transição ecológica.
Durante o encontro, o ministro espanhol dos Transportes e da Mobilidade Sustentável destacou o momento de forte afirmação de Angola no domínio das infra-estruturas, sublinhando o papel estruturante do Corredor do Lobito e manifestando total disponibilidade para envolver empresas espanholas em projectos estratégicos no país, numa lógica de cooperação equilibrada e de benefício mútuo.
“O que vemos em Angola é um país num momento de grande dinamismo e ambição”, disse Óscar Puente Santiago, garantindo que “a Espanha quer ser um parceiro de confiança neste percurso, colocando a sua experiência técnica e empresarial ao serviço do progresso e do bem-estar do povo angolano, sempre numa lógica de cooperação ‘win-win’”.
No primeiro dia da visita a Madrid, o governante angolano participou num Encontro Empresarial Espanha-Angola, organizado pela Câmara de Comércio de Espanha. No evento, Ricardo d’Abreu esteve acompanhado pela secretária de Estado do Comércio de Espanha, Amparo Lopez Senovilla.
Com uma mobilização nacional que envolveu as 21 províncias, o projecto liderado pelo Engenheiro Fernando…
Luanda – O Presidente da República de Angola, João Lourenço, procedeu na manhã desta segunda-feira…
Em Ibi-Batéké, a ciência demonstra como as plantações de Acácia podem tornar-se uma ferramenta de…
À Ibi-Batéké, la science démontre comment les plantations d’Acacia peuvent devenir un outil de lutte…
Jornalista, diplomata e patriota, Manuel Augusto dedicou décadas ao serviço da República, deixando um legado…
Luanda - O Ministério do Interior (MININT) deu início, nesta segunda-feira (8), ao programa de…