A China vai conceder, a partir de Maio próximo, isenção total de tarifas para produtos importados de 53 países africanos que mantêm relações diplomáticas.
Numa mensagem de congratulação enviada pelo Presidente Xi Jinping à União Africana (UA) por ocasião da 39ª Sessão Ordinária da Assembleia da organização, o estadista realça que a medida visa ampliar o acesso de produtos africanos ao mercado chinês, sendo parte de uma estratégia de aproximação do gigante asiático com o continente.
Na missiva, o Presidente chinês reconhece a União Africana como voz activa no sistema internacional, sublinhando que a liderança chinesa projecta uma narrativa que posiciona África como sujeito da governança global.
Destaca que, diante de uma situação internacional complexa e entrelaçada, o Sul Global – representado pela China e pela África – tem crescido continuamente em influência e relevância estratégica.
Segundo Xi Jinping, a União Africana tem unido e liderado os países africanos no avanço da integração continental, respondendo de forma activa aos desafios regionais e globais.
Ao recordar o apoio chinês às lutas africanas contra o colonialismo e o imperialismo, o estadista reafirmou a memória partilhada de solidariedade política que sustenta a cooperação contemporânea.
Enquanto segunda maior economia do mundo, a China tem ampliado a sua abertura económica, promovendo um ambiente favorável ao comércio e ao investimento, orientado para benefícios mútuos.
Uma composição do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) que transportava cerca de 870 toneladas…
O projecto de construção da rede de distribuição e de ligações domiciliárias nas zonas periurbanas…
A Marinha salvadorenha apreendeu 6,6 toneladas de cocaína no Oceano Pacífico, anunciou hoje o presidente…
O Complexo Hospitalar General de Exército Pedro Maria Tonha “Pedalé” realiza, desde segunda-feira, o primeiro…
O Papa exortou hoje a que o Ano Novo Lunar, que se celebra na terça-feira,…
O processo judicial que decorre no Tribunal do Distrito Sul de Nova Iorque contra o…