Categories: PolíticaSociedade

Mali deixa de reconhecer a República Árabe Saaraui Democrática em meio a tensões com a Argélia

O Mali anunciou que deixou de reconhecer a República Árabe Saaraui Democrática como entidade estatal, numa decisão que surge num contexto de crescentes tensões diplomáticas com a Argélia.

Proclamada como Estado em fevereiro de 1976 pela Frente Polisário, a República Árabe Saaraui Democrática (RASD) é amplamente apoiada pela Argélia, que tem sido um dos seus principais aliados no cenário internacional.

A decisão das autoridades malianas marca uma mudança significativa na sua posição diplomática em relação à questão do Saara Ocidental, um dos conflitos mais prolongados do continente africano.

Ao longo dos anos, o reconhecimento da RASD tem dividido a comunidade internacional, com vários países a reverem as suas posições consoante interesses geopolíticos e alianças regionais.Este anúncio ocorre num momento de deterioração das relações entre Bamaco e Argel, alimentada por divergências políticas e estratégicas na região do Sahel.

A retirada do reconhecimento da RASD é interpretada por analistas como um gesto político com implicações diretas nas dinâmicas regionais e no equilíbrio de forças no Norte de África.

Até ao momento, não foram detalhadas oficialmente as medidas concretas que acompanharão esta decisão, mas espera-se que tenha impacto nas relações diplomáticas do Mali com países que apoiam a causa saaraui.

A evolução deste dossier deverá continuar a ser acompanhada de perto, tendo em conta as suas possíveis repercussões na estabilidade regional e nas relações entre os países africanos.

voja24 .

Recent Posts

ANGOLA : Governo elimina exigência de vários documentos no processo de casamento civil

Os cidadãos angolanos que pretendem contrair matrimónio civil passam a enfrentar menos burocracia no processo…

1 dia ago

SENEGAL : ALIANÇA HISTÓRICA TRANSFORMA-SE EM RUTURA POLÍTICA – DIOMAYE FAYE DEMITE OUSMANE SONKO

Dacar - O cenário político senegalês atravessa um dos momentos mais marcantes desde a alternância…

6 dias ago

SENEGAL : Ousmane Sonko defende ação do Governo e endurecimento da lei sobre relações homossexuais diante do Parlamento

Dakar,– O primeiro-ministro do Senegal, Ousmane Sonko, compareceu nesta sexta-feira à Assembleia Nacional para responder…

1 semana ago

SURTO DE ÉBOLA NA RDC FORÇA ADIAMENTO DE CIMEIRA ENTRE ÍNDIA E UNIÃO AFRICANA

Nova Deli – A Índia e a União Africana decidiram adiar a realização da quarta…

1 semana ago

ANGOLA : reforça quadro legal financeiro com novas alterações aprovadas no Parlamento

Luanda - Os deputados angolanos aprovaram esta quinta-feira alterações ao quadro legal relacionado com a…

1 semana ago

AFRIQUE DU SUD : Johannesburg entre crise urbaine et bataille politique à l’approche des élections municipales

Johannesburg - Le maire de Johannesburg, Dada Morero, a présenté mercredi son discours annuel sur…

1 semana ago