Categories: PolíticaSociedade

AES avança para criação de companhia aérea comum como símbolo de integração e soberania regional

A Aliança dos Estados do Sahel (AES), composta pelo Mali, Burkina Faso e Níger, liderada por autoridades militares, assinou um acordo para a criação de uma companhia aérea comum entre os três países.

O acordo foi formalizado em Niamey, no contexto da terceira edição das Jornadas da Aviação Civil, um encontro dedicado ao reforço da cooperação no setor aéreo na região.

A iniciativa prevê não apenas a criação da nova companhia, mas também um conjunto de medidas estruturantes para o desenvolvimento da aviação no espaço da AES. Entre as principais recomendações estão a mutualização de recursos técnicos e operacionais, a criação de polos regionais de manutenção e formação de profissionais da aviação, bem como o reforço da promoção do transporte aéreo de mercadorias entre os três Estados.

As autoridades envolvidas destacam que o projeto pretende responder a desafios estruturais do setor, ao mesmo tempo que reforça a integração regional num contexto de redefinição política na África Ocidental.Para o ministro dos Transportes e da Aviação Civil do Níger, o coronel-major Abdourahamane Amadou, a aviação representa um pilar estratégico para o futuro da região. “Concluímos que a aviação é muito mais do que um meio de transporte; é a nossa soberania, a nossa integração e o nosso desenvolvimento”, afirmou, citado pela Agência Nigerina de Imprensa.

A criação desta companhia aérea é vista como mais um passo na consolidação da cooperação entre os três países da AES, que têm vindo a reforçar a coordenação em diferentes setores desde a sua reconfiguração política recente.

voja24 .

Recent Posts

Angola : PARE apresenta-se como nova força política e defende renovação do Estado angolano

Com uma mobilização nacional que envolveu as 21 províncias, o projecto liderado pelo Engenheiro Fernando…

4 semanas ago

Angola : Presidente João Lourenço actualiza registo eleitoral no início do processo nacional de recenseamento

Luanda – O Presidente da República de Angola, João Lourenço, procedeu na manhã desta segunda-feira…

1 mês ago

RDC : Uma pesquisa congolesa apresenta uma resposta científica aos desafios climáticos através da restauração das savanas com a agrofloresta

Em Ibi-Batéké, a ciência demonstra como as plantações de Acácia podem tornar-se uma ferramenta de…

1 mês ago

RDC : Une recherche congolaise apporte une réponse scientifique aux défis climatiques à travers la restauration des savanes par l’agroforesterie

À Ibi-Batéké, la science démontre comment les plantations d’Acacia peuvent devenir un outil de lutte…

1 mês ago

MANUEL AUGUSTO : A DESPEDIDA DE UM HOMEM DE ESTADO QUE AJUDOU A PROJECTAR ANGOLA NO MUNDO

Jornalista, diplomata e patriota, Manuel Augusto dedicou décadas ao serviço da República, deixando um legado…

1 mês ago

ANGOLA : Ministério do Interior inicia celebrações do 47.º aniversário com foco na segurança e modernização institucional

Luanda - O Ministério do Interior (MININT) deu início, nesta segunda-feira (8), ao programa de…

2 meses ago