Categories: justiçaSociedade

Angola : SIC DESMANTELA REDE CRIMINOSA QUE SE PASSAVA POR FORÇA DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA

O Serviço de Investigação Criminal (SIC), em coordenação operativa com a Polícia Nacional de Angola e demais órgãos de defesa e segurança, desmantelou no domingo, 10 de maio, uma associação criminosa que operava no bairro Boa Fé, município dos Mulenvos, em Luanda, sob a designação “Força de Intervenção Comunitária” (FIC), por fortes indícios de usurpação de funções, uso ilegítimo de símbolos e uniformes similares aos das forças de defesa e segurança, extorsão e prática de falsas promessas de emprego.

De acordo com as autoridades, a operação foi desencadeada por volta das 11 Horas, tendo resultado na detenção de 60 cidadãos, incluindo a alegada liderança do grupo, surpreendidos em plena atividade de formação clandestina ao ar livre, onde ministravam instruções de ordem unida em formato de estrutura paramilitar.

As investigações preliminares indicam que o grupo funcionava como uma rede organizada de dimensão nacional, com mais de 5 mil membros, dos quais cerca de 1.800 estariam concentrados na província de Luanda.

A inscrição para adesão ao alegado movimento custava 5 mil kwanzas, sendo ainda cobrada uma quota mensal de 2 mil kwanzas aos participantes.Segundo o SIC,

o esquema teria sido estruturado com base em promessas fraudulentas de integração no Serviço de Protecção Civil e Bombeiros do Ministério do Interior, tendo logrado enganar mais de 5 mil cidadãos em todo o país.

A liderança da organização era alegadamente composta por Dorotéia Domingos Correia Canhongo, que se apresentava como “Comissária-Chefe” e Presidente da FIC, e pela sua filha, Eliana Dorotéia Canhongo, indicada como “Comissária” e responsável pelos Recursos Humanos. Faziam ainda parte da estrutura Carlos Augusto de Almeida Pascoal, “Comissário-Adjunto” e Vice-Presidente, e Edgar Canhongo António, “Superintendente-Chefe”, todos igualmente detidos no âmbito da operação.

O SIC sublinha que o uso de uniformes, patentes e designações semelhantes às das forças de defesa e segurança do Estado constitui crime previsto na legislação penal angolana, representando uma grave violação da ordem jurídica e institucional.

Os detidos serão presentes ao Ministério Público para os trâmites legais subsequentes.Em comunicado, o SIC apelou à população para denunciar quaisquer grupos ou indivíduos que se façam passar por instituições do Estado, reforçando a necessidade de salvaguardar a ordem, tranquilidade e segurança públicas.

voja24 .

Recent Posts

Angola e Argélia reafirmam aliança histórica durante visita de Estado e discurso parlamentar em Argel

O Presidente da República de Angola discursou esta terça-feira perante o Parlamento da República Argelina…

21 horas ago

África : Comissão da União Africana defende mobilização conjunta para acelerar transformação económica do continente

Nairobi - Durante a sessão de abertura desta manhã do Africa Forward Summit, realizada em…

23 horas ago

LÍBANO : Hezbollah rejeita desarmamento e endurece discurso antes de novas negociações com Israel

O líder do Hezbollah libanês, Naïm Qassem, reafirmou esta terça-feira que a questão do desarmamento…

1 dia ago

ÁFRICA : REFORÇA EXIGÊNCIA POR REPRESENTAÇÃO PERMANENTE NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

Nairóbi - A União Africana (UA) reiterou esta segunda-feira a sua posição firme e unificada…

2 dias ago

UE e Índia reforçam cooperação na banca central com novo memorando assinado em Basileia

Em Basileia, decorreu um encontro entre representantes da União Europeia e o governador do Reserve…

2 dias ago

Angola : o sinal político da formalização candidatura de João Lourenço e o controlo do tempo interno do poder-MPLA

A formalização da candidatura de João Lourenço à liderança do MPLA, através de Jú Martins…

2 dias ago