Categories: PolíticaTerrorismo

NIGÉRIA : E ESTADOS UNIDOS INTENSIFICAM OPERAÇÕES MILITARES CONTRA O ESTADO ISLÂMICO NO NORDESTE DO PAÍS

A Nigéria e os Estados Unidos intensificaram as operações militares conjuntas contra combatentes do grupo Estado Islâmico no nordeste do território nigeriano, numa nova ofensiva destinada a enfraquecer a presença jihadista numa região afetada por uma insurgência armada há mais de 17 anos.

Em comunicado divulgado na segunda-feira, 18 de maio, o Comando dos Estados Unidos para África (AFRICOM) confirmou a realização de novos ataques aéreos no domingo, 17, contra posições identificadas do grupo extremista no estado de Borno, uma das áreas mais afetadas pela violência no nordeste da Nigéria.

Segundo informações das autoridades militares norte-americanas, a operação foi conduzida em coordenação com as forças armadas nigerianas e teve como alvo combatentes ligados ao Estado Islâmico na Província da África Ocidental (ISWAP), uma das principais ramificações do grupo no continente africano.

A nova ofensiva ocorreu apenas 24 horas após uma outra operação conjunta que resultou na eliminação de um alto responsável do grupo extremista, considerado uma das principais figuras da estrutura de comando do Estado Islâmico na região.

A ação é apontada como um importante avanço nos esforços internacionais para desmantelar a liderança e a capacidade operacional da organização jihadista.

Fontes militares indicam que vários combatentes foram neutralizados durante os bombardeamentos, embora as autoridades continuem a avaliar o impacto total da operação no terreno.

Nos últimos meses, a cooperação entre Washington e Abuja tem sido reforçada, com maior partilha de inteligência, apoio técnico e coordenação operacional, numa estratégia conjunta para travar o avanço dos grupos armados que continuam a ameaçar a estabilidade e a segurança da Nigéria e de toda a região do Lago Chade.

A insurgência jihadista no nordeste nigeriano teve início em 2009, com a ascensão do grupo Boko Haram, que mais tarde deu origem a várias facções, incluindo o Estado Islâmico na Província da África Ocidental.

Desde então, o conflito provocou milhares de mortes, deslocou milhões de pessoas e desencadeou uma das mais graves crises humanitárias do continente africano.

As autoridades nigerianas reiteraram o compromisso de continuar a ofensiva contra os grupos extremistas e afirmaram que a cooperação internacional continuará a desempenhar um papel fundamental na luta contra o terrorismo.

A intensificação das operações conjuntas entre Nigéria e Estados Unidos reflete uma crescente mobilização internacional para conter a expansão dos movimentos jihadistas em África, considerada atualmente uma das principais ameaças à segurança regional.

voja24 .

Recent Posts

Angola : PARE apresenta-se como nova força política e defende renovação do Estado angolano

Com uma mobilização nacional que envolveu as 21 províncias, o projecto liderado pelo Engenheiro Fernando…

2 dias ago

Angola : Presidente João Lourenço actualiza registo eleitoral no início do processo nacional de recenseamento

Luanda – O Presidente da República de Angola, João Lourenço, procedeu na manhã desta segunda-feira…

2 semanas ago

RDC : Uma pesquisa congolesa apresenta uma resposta científica aos desafios climáticos através da restauração das savanas com a agrofloresta

Em Ibi-Batéké, a ciência demonstra como as plantações de Acácia podem tornar-se uma ferramenta de…

2 semanas ago

RDC : Une recherche congolaise apporte une réponse scientifique aux défis climatiques à travers la restauration des savanes par l’agroforesterie

À Ibi-Batéké, la science démontre comment les plantations d’Acacia peuvent devenir un outil de lutte…

2 semanas ago

MANUEL AUGUSTO : A DESPEDIDA DE UM HOMEM DE ESTADO QUE AJUDOU A PROJECTAR ANGOLA NO MUNDO

Jornalista, diplomata e patriota, Manuel Augusto dedicou décadas ao serviço da República, deixando um legado…

2 semanas ago

ANGOLA : Ministério do Interior inicia celebrações do 47.º aniversário com foco na segurança e modernização institucional

Luanda - O Ministério do Interior (MININT) deu início, nesta segunda-feira (8), ao programa de…

3 semanas ago