Categories: Política

Presidente angolano convida Xi Jinping para as celebrações dos 50 anos de Independência

O Presidente de Angola, João Lourenço, convidou formalmente o seu homólogo chinês, Xi Jinping, para participar das comemorações dos 50 anos da Independência de Angola, que serão celebradas em Luanda no dia 11 de novembro.

O convite foi entregue nesta terça-feira, em Beijing, pela embaixadora de Angola na China, Dalva Maurícia Ringote Allen, ao director-geral do Departamento de África do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Embaixador Du Xiaohui. A informação foi divulgada por meio de um comunicado de imprensa.

Durante o encontro, ambos os embaixadores expressaram satisfação com as excelentes relações de amizade e cooperação entre os dois países. Eles também concordaram com a importância de realizar reuniões técnicas bilaterais regulares entre os departamentos ministeriais de Angola e China, visando um melhor acompanhamento dos projetos e ações em andamento.

O diplomata chinês, Embaixador Du Xiaohui, sublinhou o valor histórico e estratégico que a China atribui às suas relações com Angola. Ele relembrou que essa parceria teve início nos momentos mais desafiadores da trajetória angolana, período em que a China não hesitou em oferecer apoio significativo.

Por sua vez, a embaixadora Dalva Ringote Allen fez um balanço da participação de Angola na recente Conferência Ministerial dos Coordenadores para a Implementação dos Resultados do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC). A delegação angolana, de alto nível, foi liderada pelo Ministro das Relações Exteriores, Téte António, e incluiu também o Ministro da Indústria e Comércio, Rui Minguês de Oliveira.

voja24 .

Recent Posts

SODIAM Lança Leilão Online de Pedras Especiais em Parceria Internacional

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM EP) anunciou hoje,26 de Junho,…

5 dias ago

Presidente João Lourenço Conclui Missão em Bruxelas Focada na Saúde Global

O Presidente da República e Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, regressou a…

5 dias ago

Angola e Moçambique Estreitam Laços Parlamentares em Maputo

As presidentes dos parlamentos de Angola, Carolina Cerqueira, e de Moçambique, Margarida Talapa, reuniram-se esta…

5 dias ago

Luanda vai acolher em Julho I Fórum Nacional de Inteligência Artificial

Luanda se prepara para ser o palco do Primeiro Fórum Nacional de Inteligência Artificial 2025,…

1 semana ago

Cimeira de Negócios EUA-África em Luanda Ganha Destaque Internacional

A 17.ª Cimeira de Negócios Estados Unidos da América-África, a decorrer em Luanda desde domingo,…

1 semana ago

Quénia Reforça Combate ao Terrorismo com Nova Lei Antibranqueamento de Capitais

O Presidente do Quénia, William Ruto, sancionou hoje a Lei de Combate à Lavagem de…

2 semanas ago