O Presidente de Angola, João Lourenço, convidou formalmente o seu homólogo chinês, Xi Jinping, para participar das comemorações dos 50 anos da Independência de Angola, que serão celebradas em Luanda no dia 11 de novembro.
O convite foi entregue nesta terça-feira, em Beijing, pela embaixadora de Angola na China, Dalva Maurícia Ringote Allen, ao director-geral do Departamento de África do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Embaixador Du Xiaohui. A informação foi divulgada por meio de um comunicado de imprensa.
Durante o encontro, ambos os embaixadores expressaram satisfação com as excelentes relações de amizade e cooperação entre os dois países. Eles também concordaram com a importância de realizar reuniões técnicas bilaterais regulares entre os departamentos ministeriais de Angola e China, visando um melhor acompanhamento dos projetos e ações em andamento.
O diplomata chinês, Embaixador Du Xiaohui, sublinhou o valor histórico e estratégico que a China atribui às suas relações com Angola. Ele relembrou que essa parceria teve início nos momentos mais desafiadores da trajetória angolana, período em que a China não hesitou em oferecer apoio significativo.
Por sua vez, a embaixadora Dalva Ringote Allen fez um balanço da participação de Angola na recente Conferência Ministerial dos Coordenadores para a Implementação dos Resultados do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC). A delegação angolana, de alto nível, foi liderada pelo Ministro das Relações Exteriores, Téte António, e incluiu também o Ministro da Indústria e Comércio, Rui Minguês de Oliveira.
A UNITA entregou, esta quarta-feira, ao Tribunal Constitucional, a documentação referente ao seu décimo quarto…
Os protestos no Irão, desencadeados por dificuldades económicas, espalharam-se agora por toda o país, disseram…
A diplomacia da Rússia acusou hoje o governo dos Estados Unidos de fomentar tensões militares…
As reservas internacionais líquidas (NIRs) do Egipto mantiveram a tendência de alta no final de…
A economia da Nigéria está se estabilizando, mas permanece frágil, exigindo reformas contínuas para desbloquear…
O Presidente da RDC, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, promulgou a Lei de 3 de Dezembro…