O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Braima Camará, foi levado de urgência para um hospital em Dakar, capital do Senegal, após desmaiar durante uma cerimônia oficial realizada na terça-feira, no Palácio Presidencial de Bissau.
Segundo informações obtidas pela agência France-Presse (AFP) junto a uma fonte próxima ao gabinete do primeiro-ministro, Camará desmaiou repentinamente enquanto acompanhava o discurso do Presidente Umaro Sissoco Embaló, ao lado de outros membros do governo. A gravidade da situação levou à sua evacuação imediata em um avião militar médico senegalês.
Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde do chefe de governo, que permanece sob cuidados médicos na capital senegalesa.
Braima Camará assumiu o cargo de primeiro-ministro em 20 de dezembro de 2023, após a dissolução do parlamento por decisão do Presidente Embaló. A medida ocorreu cerca de seis meses após as eleições legislativas, vencidas pela coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) – Terra Ranka, da qual Camará é figura central.
A súbita hospitalização do primeiro-ministro levanta preocupações sobre a estabilidade política e administrativa do país, num momento em que o governo busca consolidar reformas e fortalecer instituições democráticas.
“Boa tarde a todos! Senhores Ministros; Senhor Ministro da Juventude e Desportos; Membros da Direcção…
Um novo estudo da Fastly, empresa de computação em nuvem, revela que a intensa atividade…
A Comissão Europeia respondeu com firmeza às recentes declarações do ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald…
A crise humanitária em Cabo Delgado, Moçambique, está a agravar-se devido à falta de fundos…
Macau, China – O intercâmbio comercial entre a China e os países de língua portuguesa…
O ex-presidente do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, foi libertado sob fiança nesta terça-feira, 26 de…