Categories: Política

Samakuva Não Será Candidato à Liderança da UNITA no XIV Congresso

​Isaías Samakuva, ex-líder da UNITA, pôs fim às especulações sobre a sua possível candidatura à presidência do partido. Em uma declaração clara e directa, Samakuva afirmou que não tem a intenção de disputar a liderança da UNITA no XIV Congresso.

​A frase “Não tenho pretensões de disputar a liderança da UNITA” foi suficiente para dissipar os rumores que circulavam em torno do seu nome. Com esta posição, Samakuva deixa o caminho aberto para outros candidatos e reforça a ideia de uma transição de liderança tranquila e democrática dentro do partido.

​A declaração de Samakuva não se limitou a esclarecer a sua posição. Ele também aproveitou a oportunidade para enviar uma mensagem ao que chamou de “Centro de Acção Psicológica do regime”. O político alertou que a UNITA está ciente das tentativas externas de criar divisões internas, e que o partido não cederá a essas manobras. Segundo ele, a UNITA se mantém unida e coesa, frustrando qualquer tentativa de desestabilização.

​A UNITA prepara-se agora para o seu XIV Congresso, onde os membros elegerão o próximo líder. A decisão de Samakuva de não concorrer é vista como um gesto de respeito à dinâmica interna do partido e à consolidação da atual liderança.

voja24 .

Recent Posts

Angola : PARE apresenta-se como nova força política e defende renovação do Estado angolano

Com uma mobilização nacional que envolveu as 21 províncias, o projecto liderado pelo Engenheiro Fernando…

3 semanas ago

Angola : Presidente João Lourenço actualiza registo eleitoral no início do processo nacional de recenseamento

Luanda – O Presidente da República de Angola, João Lourenço, procedeu na manhã desta segunda-feira…

1 mês ago

RDC : Uma pesquisa congolesa apresenta uma resposta científica aos desafios climáticos através da restauração das savanas com a agrofloresta

Em Ibi-Batéké, a ciência demonstra como as plantações de Acácia podem tornar-se uma ferramenta de…

1 mês ago

RDC : Une recherche congolaise apporte une réponse scientifique aux défis climatiques à travers la restauration des savanes par l’agroforesterie

À Ibi-Batéké, la science démontre comment les plantations d’Acacia peuvent devenir un outil de lutte…

1 mês ago

MANUEL AUGUSTO : A DESPEDIDA DE UM HOMEM DE ESTADO QUE AJUDOU A PROJECTAR ANGOLA NO MUNDO

Jornalista, diplomata e patriota, Manuel Augusto dedicou décadas ao serviço da República, deixando um legado…

1 mês ago

ANGOLA : Ministério do Interior inicia celebrações do 47.º aniversário com foco na segurança e modernização institucional

Luanda - O Ministério do Interior (MININT) deu início, nesta segunda-feira (8), ao programa de…

1 mês ago