Categories: Sociedade

Angolanos enfrentam aumento da pobreza

Os bispos católicos de Angola manifestaram profunda preocupação com a crescente pobreza no país, que, segundo eles, tem exposto falhas sociais e institucionais graves. A declaração foi feita pelo presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), o arcebispo José Manuel Imbamba.

A CEAST considera que os recentes tumultos de julho revelaram “buracos sociais, familiares e institucionais muito profundos”, que exigem uma “urgente transformação” do país. Imbamba enfatizou que, apesar dos progressos notáveis em algumas áreas, a pobreza continua a ser um flagelo que afeta a dignidade dos cidadãos angolanos.

“Não podemos fechar os olhos à realidade do nosso país”, disse o arcebispo, referindo-se aos “avanços significativos e recuos assustadores” que caracterizam a nação. A Igreja Católica aponta que a pobreza em Angola não se limita apenas à falta de bens materiais. “É também, e sobretudo, social, política, cívica, cultural e espiritual”, afirmou Imbamba, sublinhando que este cenário tem minado a confiança dos cidadãos nas instituições e no futuro do país.

voja24 .

Recent Posts

Presidente da República felicita Samia Suluhu Hassan pela eleição

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, felicitou, esta segunda-feira, a Presidente eleita da Tanzânia, Samia…

1 hora ago

Ministro da Cultura assistiu a inauguração do Grande Museu do Egipto

O ministro da Cultura, Filipe Zau, assistiu sabado, em representação do Presidente da República, João…

2 horas ago

Mais de metade da população angolana não faz aplicação de rendimentos

Cerca de 76 por cento da população angolana não faz poupanças de rendimentos, por alegada…

24 horas ago

Angola arrecada mais de 790 milhões de dólares na comercialização de diamantes

O secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, revelou que o país…

1 dia ago

AGT vai suspender NIF de empresas sem declaração fiscal há mais de 12 meses

A Administração Geral Tributária (AGT) vai suspender, a partir de 01 de Dezembro próximo, o…

1 dia ago

Proposta do OGE 2026 entregue na Assembleia Nacional

A proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2026 foi entregue, esta sexta-feira, na…

1 dia ago