Categories: Internacional

Presidente cubano destaca processo de diálogo com EUA

O presidente Miguel Díaz-Canel confirmou hoje, em colectiva de imprensa nesta capital, a existência de uma fase inicial de diálogo entre autoridades cubanas e representantes do governo dos Estados Unidos em busca de soluções para as divergências bilaterais.

Em resposta a uma pergunta da Prensa Latina, o secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba também ressaltou que tem havido muita especulação sobre esse processo e que tem sido prática da Revolução não responder a essas campanhas.

Esclareceu que este é um processo muito delicado, que é conduzido com a discrição e a responsabilidade que exige em cada momento, pois diz respeito às relações entre Cuba e os Estados Unidos.

O líder cubano enfatizou que essas trocas exigem um esforço persistente para avançar em direcção a soluções, razão pela qual é necessário encontrar um terreno comum que permita o progresso no processo e “se afaste do confronto”.

Explicou que as recentes negociações ocorrem em conformidade com a política consistente que sempre caracterizou a Revolução, sob a liderança do General do Exército Raúl Castro, seu líder histórico, e têm sido realizadas em conjunto com as principais autoridades do Partido, do Governo e do Estado cubano.

Observou que essas trocas foram facilitadas por actores internacionais, o que, esclareceu, não é a primeira vez que isso acontece, e lembrou o processo de diálogo liderado pelo então presidente Raúl Castro com seu homólogo americano Barack Obama, que levou ao restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Díaz-Canel observou que as conversas visam definir quais são os problemas bilaterais e as formas de resolvê-los, bem como determinar se existe, de ambas as partes, a vontade de realizar acções em benefício de ambas as nações.

Explicou que isso envolve encontrar áreas de cooperação por meio das quais as ameaças possam ser enfrentadas e a segurança e a paz garantidas para ambos os países e para a região.

“Nessas trocas, expressamos nossa disposição de continuar o processo sob os princípios da igualdade e do respeito pelos sistemas políticos de ambos os países, da soberania e da autodeterminação, levando também em consideração o critério da reciprocidade, em conformidade com o direito internacional”, afirmou.

A conferência de imprensa contou com a presença de altos funcionários do Partido Comunista de Cuba, do Governo e do Estado cubano.

voja24 .

Recent Posts

Angola : Presidente João Lourenço actualiza registo eleitoral no início do processo nacional de recenseamento

Luanda – O Presidente da República de Angola, João Lourenço, procedeu na manhã desta segunda-feira…

2 dias ago

RDC : Uma pesquisa congolesa apresenta uma resposta científica aos desafios climáticos através da restauração das savanas com a agrofloresta

Em Ibi-Batéké, a ciência demonstra como as plantações de Acácia podem tornar-se uma ferramenta de…

2 dias ago

RDC : Une recherche congolaise apporte une réponse scientifique aux défis climatiques à travers la restauration des savanes par l’agroforesterie

À Ibi-Batéké, la science démontre comment les plantations d’Acacia peuvent devenir un outil de lutte…

2 dias ago

MANUEL AUGUSTO : A DESPEDIDA DE UM HOMEM DE ESTADO QUE AJUDOU A PROJECTAR ANGOLA NO MUNDO

Jornalista, diplomata e patriota, Manuel Augusto dedicou décadas ao serviço da República, deixando um legado…

5 dias ago

ANGOLA : Ministério do Interior inicia celebrações do 47.º aniversário com foco na segurança e modernização institucional

Luanda - O Ministério do Interior (MININT) deu início, nesta segunda-feira (8), ao programa de…

1 semana ago

ANGOLA : Cientistas descobrem novas espécies de animais e insetos em região remota

LUANDA — Uma expedição científica realizada no planalto de Lisima, no centro de Angola, levou…

1 semana ago