O Comandante-Geral da Polícia sul-africana, o General Fannie Massemola, vai testemunhar, esta segunda-feira, perante a Comissão judicial que investiga alegações de corrupção, criminalidade e interferências políticas no sistema de justiça criminal da terra do rand.
O depoimento de Fannie Massemola é aguardado com enorme expectativa, sobretudo depois das bombásticas revelações do comandante da polícia de Kwazulu-Natal, nos primeiros três dias dos trabalhos da comissão.
Nhlanhla Mkhwanazi detalhou de que forma o sindicato do crime organizado está infiltrado nas agências de aplicação da lei, e acusou a cumplicidade de figuras-chave, incluindo o Ministro da Polícia, Senzo Mchunu, empresários e membros do Parlamento. Alías, sobre o Ministro, Nhlanhla Mkhwanazi disse que Senzo Mchunu estava totalmente envolvido com o crime organizado.
O Comandante-Geral da Polícia deverá explicar os contornos que levaram ao suposto banimento das equipas policiais que investigavam os assassinatos políticos nas províncias de Kwazulu-Natal e Gauteng.
O General Massemola vai também explicar outras dinâmicas internas sobre o funcionamento da polícia sul-africana.
De referir que o comandante da polícia de Kwazulu-Natal disse que tentou interceder junto do comandante-geral para que se revertesse a decisão do Ministro Mchunu de banir as equipas que investigavam os assassinatos políticos.
Este domingo, a Comissão Judicial de Inquérito confirmou que o depoimento do General Fannie Massemola, esta segunda-feira, será aberto ao público e amplamente difundido por meios de diversas plataformas de mídia.
Em meio a revelações explosivas, com nomes de pessoas a serem citados, o Ministério Público sul-africano pede que os depoimentos sejam, para já, tratados como simples alegações.
O presidente da Assembleia Nacional da República Democrática do Congo (RDC), Vital Kamerhe, renunciou ao…
O presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, admitiu a derrota nas eleições da semana passada, afirmando…
A África do Sul e a China lançaram uma iniciativa para promover investimentos chineses em…
O Banco de Importação e Exportação (EXIM) da Índia está a aumentar o apoio ao…
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, reafirmou, esta quarta-feira, em Kinshasa, o apoio de…
As mulheres devem assumir um papel mais activo e de maior protagonismo na política nacional,…