Categories: Internacional

Governo camaronês instado a libertar 36 activistas da oposição

A Amnistia Internacional exigiu, segunda-feira, que os Camarões libertem imediatamente 36 apoiantes da oposição presos em 2020 durante um protesto pacífico contra o presidente Paul Biya e seu governo, noticia o The Citizen da África do Sul.

No total, 47 activistas e dirigentes do Movimento para o Renascimento de Camarões (MRC), impedidos de participar das eleições presidenciais do próximo mês, nas quais Biya busca um oitavo mandato, receberam penas de prisão de um a sete anos. Os arguidos foram considerados culpados de “rebelião” ou “tentativa de insurreição” contra o Estado.

“As autoridades camaronesas devem libertar imediatamente esses indivíduos, que não cometeram nenhum crime além de expressar sua opinião”, disse Marceau Sivieude, director regional da Amnistia Internacional para a África Ocidental e Central.

“Estamos profundamente decepcionados que as autoridades não tenham reconhecido a natureza arbitrária da detenção contínua desses manifestantes”, acrescentou Sivieude em um comunicado que marcou o quinto aniversário das prisões.

voja24 .

Recent Posts

Angola : PARE apresenta-se como nova força política e defende renovação do Estado angolano

Com uma mobilização nacional que envolveu as 21 províncias, o projecto liderado pelo Engenheiro Fernando…

2 semanas ago

Angola : Presidente João Lourenço actualiza registo eleitoral no início do processo nacional de recenseamento

Luanda – O Presidente da República de Angola, João Lourenço, procedeu na manhã desta segunda-feira…

4 semanas ago

RDC : Uma pesquisa congolesa apresenta uma resposta científica aos desafios climáticos através da restauração das savanas com a agrofloresta

Em Ibi-Batéké, a ciência demonstra como as plantações de Acácia podem tornar-se uma ferramenta de…

4 semanas ago

RDC : Une recherche congolaise apporte une réponse scientifique aux défis climatiques à travers la restauration des savanes par l’agroforesterie

À Ibi-Batéké, la science démontre comment les plantations d’Acacia peuvent devenir un outil de lutte…

4 semanas ago

MANUEL AUGUSTO : A DESPEDIDA DE UM HOMEM DE ESTADO QUE AJUDOU A PROJECTAR ANGOLA NO MUNDO

Jornalista, diplomata e patriota, Manuel Augusto dedicou décadas ao serviço da República, deixando um legado…

4 semanas ago

ANGOLA : Ministério do Interior inicia celebrações do 47.º aniversário com foco na segurança e modernização institucional

Luanda - O Ministério do Interior (MININT) deu início, nesta segunda-feira (8), ao programa de…

1 mês ago