Categories: Política

Presidente da Assembleia Nacional reitera apoio de Angola na pacificação da RDC

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, reafirmou, esta quarta-feira, em Kinshasa, o apoio de Angola ao processo de pacificação da República Democrática do Congo (RDC).

Em declarações à imprensa, após encontros com dirigentes do Senado e da Assembleia Nacional da RDC, Carolina Cerqueira manifestou a solidariedade de Angola para com as autoridades e com o povo congolês, face ao conflito que se regista no Leste daquele país.

Afirmou que os esforços de paz, entendimento e estabilidade desenvolvidos pelo Governo da RDC são acompanhados por Angola, reiterando que o país deseja uma paz efectiva e justa.

A Presidente da Assembleia Nacional apreciou com os seus interlocutores a situação do continente e a situação de segurança no Leste da RDC, assim como a crise humanitária e alimentar que assola a região afectada pelo conflito.

As partes reconheceram a necessidade de maior engajamento da diplomacia parlamentar, não apenas de Angola, mas de todos os países da região dos Grandes Lagos e da SADC, para se juntarem aos esforços em prol da paz, estabilidade e unidade na República Democrática do Congo.

“O nosso desejo é que a normalidade institucional ao nível do Parlamento da RDC seja restabelecida e estamos certos de que os deputados vão encontrar a melhor solução”, disse Carolina Cerqueira.

Carolina Cerqueira reiterou que tem desenvolvido uma diplomacia parlamentar que coloca a pacificação da RDC nas prioridades do programa de trabalho e na dinamização diplomática a todos os níveis.

Com o vice-presidente da Assembleia Nacional da RDC, Carolina Cerqueira passou em revista a situação da sede do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL), localizada na cidade de Kinshasa, reconhecendo a necessidade de se dinamizar e criar melhores condições para a instituição.

A melhoria das condições, sublinhou, passa pela quotização dos Estados-membros, com vista a desenvolver o plano de acção aprovado na reunião de Luanda.

voja24 .

Recent Posts

UNITA entrega documentos do seu congresso ao Tribunal Constitucional para anotação

A UNITA entregou, esta quarta-feira, ao Tribunal Constitucional, a documentação referente ao seu décimo quarto…

1 dia ago

Protestos no Irão contra dificuldades económicas alastram todo país

Os protestos no Irão, desencadeados por dificuldades económicas, espalharam-se agora por toda o país, disseram…

1 dia ago

Rússia acusou EUA de provocar tensões com apreensão de petroleiro

A diplomacia da Rússia acusou hoje o governo dos Estados Unidos de fomentar tensões militares…

1 dia ago

Reservas internacionais do Egipto atingem recorde

As reservas internacionais líquidas (NIRs) do Egipto mantiveram a tendência de alta no final de…

1 dia ago

Afreximbank afirma que economia da Nigéria está estabilizar-se

A economia da Nigéria está se estabilizando, mas permanece frágil, exigindo reformas contínuas para desbloquear…

2 dias ago

Presidente Félix Tshisekedi promulga “Lei N’sele”

O Presidente da RDC, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, promulgou a Lei de 3 de Dezembro…

2 dias ago