A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, reafirmou, esta quarta-feira, em Kinshasa, o apoio de Angola ao processo de pacificação da República Democrática do Congo (RDC).
Em declarações à imprensa, após encontros com dirigentes do Senado e da Assembleia Nacional da RDC, Carolina Cerqueira manifestou a solidariedade de Angola para com as autoridades e com o povo congolês, face ao conflito que se regista no Leste daquele país.
Afirmou que os esforços de paz, entendimento e estabilidade desenvolvidos pelo Governo da RDC são acompanhados por Angola, reiterando que o país deseja uma paz efectiva e justa.
A Presidente da Assembleia Nacional apreciou com os seus interlocutores a situação do continente e a situação de segurança no Leste da RDC, assim como a crise humanitária e alimentar que assola a região afectada pelo conflito.
As partes reconheceram a necessidade de maior engajamento da diplomacia parlamentar, não apenas de Angola, mas de todos os países da região dos Grandes Lagos e da SADC, para se juntarem aos esforços em prol da paz, estabilidade e unidade na República Democrática do Congo.
“O nosso desejo é que a normalidade institucional ao nível do Parlamento da RDC seja restabelecida e estamos certos de que os deputados vão encontrar a melhor solução”, disse Carolina Cerqueira.
Carolina Cerqueira reiterou que tem desenvolvido uma diplomacia parlamentar que coloca a pacificação da RDC nas prioridades do programa de trabalho e na dinamização diplomática a todos os níveis.
Com o vice-presidente da Assembleia Nacional da RDC, Carolina Cerqueira passou em revista a situação da sede do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL), localizada na cidade de Kinshasa, reconhecendo a necessidade de se dinamizar e criar melhores condições para a instituição.
A melhoria das condições, sublinhou, passa pela quotização dos Estados-membros, com vista a desenvolver o plano de acção aprovado na reunião de Luanda.
O presidente da Assembleia Nacional da República Democrática do Congo (RDC), Vital Kamerhe, renunciou ao…
O presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, admitiu a derrota nas eleições da semana passada, afirmando…
A África do Sul e a China lançaram uma iniciativa para promover investimentos chineses em…
O Banco de Importação e Exportação (EXIM) da Índia está a aumentar o apoio ao…
As mulheres devem assumir um papel mais activo e de maior protagonismo na política nacional,…
A Procuradoria-Geral da República (PGR) formalizou a acusação contra 37 arguidos, incluindo 14 funcionários públicos…