Categories: Desporto

UEFA e FIFA ponderam excluir Israel de todas as competições

A UEFA e a FIFA estão a discutir a possibilidade de excluir Israel das suas competições, na sequência da ofensiva militar na Faixa de Gaza.

De acordo com o jornal espanhol El País, os dois organismos têm mantido conversas informais desde a semana passada e podem tomar uma decisão nos próximos dias, à semelhança do que aconteceu com a Rússia após a invasão da Ucrânia.

Segundo o mesmo meio, a UEFA tem sido a principal promotora da medida, que abrangeria tanto os clubes israelitas em torneios europeus como a seleção nacional, actualmente a disputar a fase de qualificação para o Mundial de 2026.

A FIFA, por sua vez, poderia avançar em conjunto com a entidade europeia para suspender todas as seleções do país.

O debate intensificou-se após declarações de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, sobre a suspensão parcial dos acordos comerciais com Israel, bem como pelas manifestações pró-Palestina que levaram ao cancelamento da última etapa e da cerimónia de entrega de prémios da Volta a Espanha.

A pressão internacional cresceu ainda mais depois de oito peritos da ONU pedirem formalmente à UEFA e à FIFA a expulsão de Israel. “O desporto deve rejeitar a percepção de que tudo continua como de costume”, afirmaram, defendendo que as organizações não podem “ignorar violações graves dos direitos humanos”.

Para avançar, o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, poderá convocar em breve uma reunião extraordinária do Comité Executivo.

Já o Conselho da FIFA, presidido por Gianni Infantino, tem agendada uma reunião para 2 de Outubro, embora a ordem de trabalhos ainda não tenha sido divulgada.

voja24 .

Recent Posts

Potencial de Angola apresentado na Feira Internacional de Frutas

As oportunidades de investimento que Angola oferece na área da produção hortofrutícola, com destaque para…

19 minutos ago

Japão poderá ser liderado por uma mulher pela primeira

A nacionalista japonesa de direita, Sanae Takaichi, foi eleita, neste sábado, líder do Partido Liberal…

1 hora ago

Angola e Portugal reforçam cooperação no sector da saúde

As autoridades angolanas e portuguesas reafirmaram, em Luanda, a predisposição para o reforço da cooperação…

2 horas ago

Papa critica tratamento de imigrantes nos EUA

O Papa Leão XIV criticou, na terça-feira, o tratamento “desumano” dos imigrantes nos Estados Unidos,…

2 dias ago

Timor-Leste regista mais de 20 mortes por raiva

O Ministério da Saúde de Timor-Leste registou 22 mortos devido à raiva desde o início…

2 dias ago

Ambientalistas travam projectos petrolíferos na África do Sul

Investimentos sul-africanos em petróleo e gás no valor de 1,6 mil milhões de dólares foram…

2 dias ago