Categories: Sem categoria

PIB do Botswana caiu 5,3% devido à queda na produção de diamantes

A economia do Botswana registou uma queda acentuada no segundo trimestre, reflectindo um declínio acentuado na produção da sua importante indústria de diamantes, de acordo com dados divulgados no dia 26 de Setembro pela agência de estatísticas do país.

Segundo a Reuters, o Produto Interno Bruto (PIB) diminuiu 5,3% no período em termos homólogos, a maior contracção trimestral desde a pandemia da covid-19.

“A produção de diamantes em quilates diminuiu 43,1% no segundo trimestre de 2025. O declínio acentuado reflecte o esforço contínuo das empresas deste sector para reduzir as operações num contexto de demanda global fraca”, afirmou a agência de estatísticas num relatório.

O Produto Interno Bruto (PIB) real do Botswana registou uma contracção de 0,3% no primeiro trimestre de 2025. Apesar de negativa, esta queda foi menos acentuada do que a descida de 5,2% verificada no mesmo período de 2024.

A retracção foi provocada principalmente pela redução no valor acrescentado real de sectores estratégicos, nomeadamente: comércio de diamantes (-36,2%), fornecimento de água e electricidade (-29,0%), mineração e pedreiras (-7,7%), agricultura, silvicultura e pescas (-3,4%) e transporte e armazenagem (-1,3%).

O Presidente do Botswana, Duma Boko, anunciou na semana passada que o seu país criará um programa que permitirá às pessoas obter a cidadania por meio de investimentos financeiros, numa tentativa de diversificar a economia para além da sua maior exportação, os diamantes.

“Este programa permitir-nos-á continuar a garantir o futuro financeiro de longo prazo do Botswana”, afirmou Boko num comunicado.

O novo programa irá angariar fundos para dar resposta a necessidades prioritárias, incluindo o mercado imobiliário, bem como os sectores do turismo, das energias renováveis, da mineração e dos serviços financeiros do país, de acordo com o comunicado. O montante do investimento necessário para a cidadania ainda não foi estabelecido.

voja24 .

Recent Posts

Eleito novo Presidente da Assembleia Nacional

O deputado do MPLA, Adão de Almeida, foi eleito, esta segunda-feira, em Luanda, Presidente da…

2 dias ago

Adão de Almeida designado membro do Conselho da República

O Presidente da República, João Lourenço, designou, esta segunda-feira, em Luanda, como membro do Conselho…

2 dias ago

TRIBUNA DE REFLEXÃO NACIONAL QUANDO INSULTAM A PÁTRIA , QUEM SE CALA ESTÁ DO LADO DO INVASOR

Há momentos na vida de um povo em que não se pode hesitar, não se…

3 dias ago

Lionel Scaloni não descarta a possibilidade de voltar a jogar novamente com Angola.

O técnico Argentino, Lionel Scaloni, elogiou, ontem, após o jogo o bom desempenho de Angola…

5 dias ago

Argentina vence Angola nas celebrações dos 50 anos

O estádio 11 de Novembro, em Luanda acolheu a disputa amigável de futebol entre a…

5 dias ago

Luanda recebe Emmanuel Macron para cimeira estratégica UE–UA

O Presidente francês, Emmanuel Macron, visita Angola no dia 24 de novembro para participar na…

5 dias ago