Categories: Internacional

Nicolás Maduro acusa EUA de “inventarem uma guerra” com a Venezuela

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusou hoje os Estados Unidos de “inventar uma guerra” com o seu país, denunciando o destacamento americano nas Caraíbas, oficialmente para combater o narcotráfico.

“Eles inventam uma nova guerra eterna, prometeram nunca mais entrar em guerra e estão a inventar uma guerra que nós vamos evitar”, declarou o líder político venezuelano durante um discurso transmitido pela rádio e televisão, segundo a Reuters.

O ministro venezuelano da Defesa, Vladimir Padrino, alertou também hoje que as forças armadas impedirão a instalação em Caracas de um governo “submisso” aos Estados Unidos, que acusa de querer derrubar o presidente Nicolás Maduro com o apoio da oposição.

Interpretem como quiserem: as Forças Armadas não permitirão aqui um governo submisso aos interesses dos Estados Unidos, afirmou o ministro Vladimir Padrino na cadeia de televisão pública VTV. “Nunca mais escravos! Somos um país livre!”, concluiu o ministro.

As Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) da Venezuela, por seu lado, acusaram também hoje a “ultra direita”, numa referência à oposição, de pedir um “ataque militar” contra o seu país por parte dos Estados Unidos, que mantém um destacamento naval no Mar das Caraíbas, perto das águas da nação sul-americana.

As oito Regiões Estratégicas de Defesa Integral (REDI) das Forças Armadas, agrupadas por estados em função da sua localização no território, pronunciaram-se contra “as declarações da ultra-direita apátrida e fascista” que “promovem uma invasão do império norte-americano contra a Venezuela”.

Não podem ser qualificadas de outra forma senão como autênticos cobardes e traidores da pátria, (…) “pretendem governar este país e entregar os nossos recursos naturais e a nossa soberania”, afirmou o comandante da REDI Marítima e Insular, José Hernández, num vídeo transmitido pelo canal estatal Venezolana de Televisión (VTV).

Desde o início de Setembro, Washington conduz uma campanha de ataques aéreos contra embarcações apresentadas como sendo de traficantes de droga nas águas do Caribe, essencialmente.

Até agora, os Estados Unidos tinham mobilizado navios e caças para estas operações, e anunciaram hoje o destacamento do porta-aviões Gerald R. Ford, o maior do mundo.

Os EUA acusam Nicolás Maduro de estar à frente de uma vasta organização de tráfico de droga, enquanto Caracas denuncia, por seu lado, um pretexto da administração de Trump para tentar derrubar o presidente da Venezuela e tomar o controlo do petróleo venezuelano.

voja24 .

Recent Posts

Conflito Israel-Irão-EUA : A guerra que ameaça o Médio Oriente e o mundo

O conflito entre Israel, os Estados Unidos da América e o Irão atingiu uma fase…

3 dias ago

Presidente sul-africano reafirma justiça às dos crimes do apartheid

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa reafirmou o seu compromisso em garantir justiça…

4 dias ago

Presidente cubano destaca processo de diálogo com EUA

O presidente Miguel Díaz-Canel confirmou hoje, em colectiva de imprensa nesta capital, a existência de…

4 dias ago

Taiwan testa munições anti-aéreas de baixo custo para interceptar mísseis

Taiwan vai testar munições anti-aéreas de baixo custo com capacidade para interceptar mísseis de longo…

4 dias ago

EUA prevê anunciar coligação para escoltar navios pelo Estreito de Ormuz

O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, poderá anunciar já esta semana que vários…

4 dias ago

Guterres alerta para onda crescente de intolerância contra muçulmanos

 O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou hoje para uma onda crescente de intolerância…

4 dias ago