Categories: Economia

AGT vai suspender NIF de empresas sem declaração fiscal há mais de 12 meses

A Administração Geral Tributária (AGT) vai suspender, a partir de 01 de Dezembro próximo, o Número de Identificação Fiscal (NIF) das empresas que não submeterem qualquer declaração fiscal há mais de 12 meses.

Um comunicado de imprensa da AGT, divulgado esta sexta-feira, refere que, nos termos da lei, as empresas abrangidas pela medida encontram-se notificadas por edital junto das respectivas repartições fiscais.

Para evitar a suspensão do NIF, esclarece a AGT, as empresas devem regularizar a sua situação fiscal até 30 do corrente mês, através da submissão das declarações fiscais em falta e do pagamento dos encargos fiscais devidos, utilizando para o efeito o Portal do Contribuinte.

Entre as consequências da suspensão do NIF, lê-se no comunicado, consta a impossibilidade de exercício de actividade comercial, inibição da prática de actos junto de entidades públicas ou privadas, impedimento de utilização do NIF para quaisquer efeitos legais, incluindo movimentação de contas bancárias, operações de importação, participação em concursos públicos e recebimento de pagamentos.

A nota detalha que as empresas podem confirmar se estão abrangidas pela medida acedendo ao Portal do Contribuinte, seguindo o caminho “Serviços Cadastro de Contribuintes Consulta de NIF”.

voja24 .

Recent Posts

Mais de metade da população angolana não faz aplicação de rendimentos

Cerca de 76 por cento da população angolana não faz poupanças de rendimentos, por alegada…

3 horas ago

Angola arrecada mais de 790 milhões de dólares na comercialização de diamantes

O secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, revelou que o país…

5 horas ago

Proposta do OGE 2026 entregue na Assembleia Nacional

A proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2026 foi entregue, esta sexta-feira, na…

7 horas ago

Subsídio de Desemprego em 2027: o tempo político da promessa e o silêncio das reformas

Por Sempa Sebastião - Jornalista e Analista Político A decisão do Governo angolano de implementar…

2 dias ago

João Lourenço felicita Recep Erdogan pelo 102° aniversário da Turquia

O Chefe do Estado angolano, João Lourenço, felicitou, em seu nome e do Executivo Angolano,…

4 dias ago

China define plano de desenvolvimento económico e social até 2030

A China enfatizou a sua determinação em expandir a abertura, impulsionar a inovação comercial, incentivar…

6 dias ago