Categories: Internacional

Filho do ex-Presidente do Benim foi preso hoje após tentativa de golpe

Chabi Yayi, filho do ex-Presidente do Benim e atual líder da oposição, Thomas Boni Yayi, foi preso na madrugada de hoje em casa, informou o partido, “Os Democratas”, uma semana após a tentativa fracassada de golpe de Estado.

Em comunicado, o partido afirmou que Yayi, secretário nacional de Negócios Estrangeiros do partido, “foi sequestrado de casa por volta das 02h00 (TMG) por indivíduos em uniformes”, sem qualquer explicação para a prisão.

“Foi levado para a Brigada Económica e Financeira, e nenhuma informação formal foi comunicada à sua família ou representantes do partido.

O partido Os Democratas condena veementemente este ato, que viola os princípios do Estado de Direito e as liberdades fundamentais garantidas pela Constituição, e expressa a sua preocupação com a segurança física do responsável”, lê-se no comunicado.

O partido exigiu a sua “libertação imediata” e pediu às autoridades que “investiguem minuciosamente esse sequestro, que ocorre num contexto nacional complexo”.

A detenção ocorreu uma semana após uma tentativa fracassada de golpe de Estado por um grupo de militares que queria derrubar o presidente do Benim, Patrice Talon.

Thomas Boni Yayi, que governou o país de 2006 a 2016, condenou a tentativa de golpe em declarações em vídeo.

Desde a tentativa de golpe, foram feitas várias detenções, incluindo a de participantes e a do ex-ministro da Defesa e figura da oposição, Candide Azannai, que está sob custódia da polícia por “conspiração contra a autoridade do Estado e incitação à rebelião”.

No entanto, o tenente-coronel Pascal Tigri, líder do golpe, que foi frustrado com o apoio militar da vizinha Nigéria, permanece em liberdade e o seu paradeiro é desconhecido.

voja24 .

Recent Posts

Conflito Israel-Irão-EUA : A guerra que ameaça o Médio Oriente e o mundo

O conflito entre Israel, os Estados Unidos da América e o Irão atingiu uma fase…

3 dias ago

Presidente sul-africano reafirma justiça às dos crimes do apartheid

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa reafirmou o seu compromisso em garantir justiça…

4 dias ago

Presidente cubano destaca processo de diálogo com EUA

O presidente Miguel Díaz-Canel confirmou hoje, em colectiva de imprensa nesta capital, a existência de…

4 dias ago

Taiwan testa munições anti-aéreas de baixo custo para interceptar mísseis

Taiwan vai testar munições anti-aéreas de baixo custo com capacidade para interceptar mísseis de longo…

4 dias ago

EUA prevê anunciar coligação para escoltar navios pelo Estreito de Ormuz

O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, poderá anunciar já esta semana que vários…

4 dias ago

Guterres alerta para onda crescente de intolerância contra muçulmanos

 O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou hoje para uma onda crescente de intolerância…

5 dias ago