Categories: Internacional

Filho do ex-Presidente do Benim foi preso hoje após tentativa de golpe

Chabi Yayi, filho do ex-Presidente do Benim e atual líder da oposição, Thomas Boni Yayi, foi preso na madrugada de hoje em casa, informou o partido, “Os Democratas”, uma semana após a tentativa fracassada de golpe de Estado.

Em comunicado, o partido afirmou que Yayi, secretário nacional de Negócios Estrangeiros do partido, “foi sequestrado de casa por volta das 02h00 (TMG) por indivíduos em uniformes”, sem qualquer explicação para a prisão.

“Foi levado para a Brigada Económica e Financeira, e nenhuma informação formal foi comunicada à sua família ou representantes do partido.

O partido Os Democratas condena veementemente este ato, que viola os princípios do Estado de Direito e as liberdades fundamentais garantidas pela Constituição, e expressa a sua preocupação com a segurança física do responsável”, lê-se no comunicado.

O partido exigiu a sua “libertação imediata” e pediu às autoridades que “investiguem minuciosamente esse sequestro, que ocorre num contexto nacional complexo”.

A detenção ocorreu uma semana após uma tentativa fracassada de golpe de Estado por um grupo de militares que queria derrubar o presidente do Benim, Patrice Talon.

Thomas Boni Yayi, que governou o país de 2006 a 2016, condenou a tentativa de golpe em declarações em vídeo.

Desde a tentativa de golpe, foram feitas várias detenções, incluindo a de participantes e a do ex-ministro da Defesa e figura da oposição, Candide Azannai, que está sob custódia da polícia por “conspiração contra a autoridade do Estado e incitação à rebelião”.

No entanto, o tenente-coronel Pascal Tigri, líder do golpe, que foi frustrado com o apoio militar da vizinha Nigéria, permanece em liberdade e o seu paradeiro é desconhecido.

voja24 .

Recent Posts

EUA aprova projecto de lei sobre AGOA

Uma comissão da Câmara dos Estados Unidos da América (EUA) aprovou, quarta-feira, 11 de Dezembro,…

8 horas ago

EUA acusa Rwanda de liderar a instabilidade na região dos grandes Lagos

Os Estados Unidos acusaram o Rwanda, na sexta-feira, de alimentar a instabilidade e a guerra,…

10 horas ago

Angola vai beneficiar de 257 mil euros para promover a segurança alimentar

Angola vai beneficiar, até Julho do próximo ano, de 257 mil euros, dos 10 milhões…

12 horas ago

Destacados avanços na saúde

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, destacou, esta sexta-feira, em Luanda, os avanços registados no…

13 horas ago

Cabo submarino reforça soberania digital de Angola

O ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, considera que a…

14 horas ago

Venezuela reforça sistema de vigilância e controlo do espaço aéreo

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, afirmou hoje que o país reforçou…

15 horas ago