Categories: Internacional

Sete quenianos presos por trabalharem ilegalmente na África do Sul

Sete cidadãos quenianos foram presos sob a acusação de trabalharem num centro, apesar de terem entrado no país com visto de turista, informou a SAnews.

Os mesmos foram presos depois que o Departamento de Assuntos Internos, em colaboração com outros órgãos de segurança pública, executou uma operação rotineira e legal em Joanesburgo, visando apurar suspeitas de violações da lei de imigração sul-africana.

A operação ocorreu após informações de inteligência indicarem que vários cidadãos quenianos haviam entrado recentemente na África do Sul com vistos de turista e começado a trabalhar ilegalmente num centro que processa os pedidos dos chamados “refugiados” para os Estados Unidos (EUA).

“Isso ocorreu apesar de pedidos anteriores de visto para cidadãos quenianos realizarem esse trabalho terem sido legalmente negados pelo departamento. Eles foram presos, receberam ordens de deportação e ficarão proibidos de entrar na África do Sul novamente por um período de cinco anos”, afirmou o departamento.

A operação foi realizada de acordo com os mesmos procedimentos que levaram o Ministério do Interior a intensificar drasticamente as deportações nos últimos 18 meses, enquanto o governo sul-africano trabalha para reverter o longo histórico de abusos do sistema de imigração e vistos do país.

O pelouro afirmou que nenhum funcionário americano foi preso durante a operação e que esta não foi realizada numa instalação diplomática e nenhum membro do público ou potencial “refugiado” foi assediado.

“A operação reforça o compromisso do Ministério do Interior em fazer cumprir o Estado de Direito sem medo ou favorecimento, pois nenhuma pessoa ou entidade está acima dessas leis. Também demonstra o compromisso que a África do Sul compartilha com os Estados Unidos no combate à imigração ilegal e ao abuso de vistos em todas as suas formas”, acrescenta-se.

“A presença de autoridades estrangeiras aparentemente coordenando acções com trabalhadores indocumentados levanta, naturalmente, sérias questões sobre intenções e protocolo diplomático.

O Departamento de Relações Internacionais e Cooperação iniciou negociações diplomáticas formais com os Estados Unidos e o Quénia para resolver essa questão”, afirmou o ministério.

voja24 .

Recent Posts

Ucrânia-Rússia: entre bombardeamentos mortais e trégua anunciada, uma paz sob suspeita

Ataques letais antecedem pausa simbólica As últimas horas foram marcadas por uma intensificação dos bombardeamentos…

2 horas ago

OIF : Juliana Amato Lumumba en visite porteuse de vision en République centrafricaine

Dans le cadre de sa campagne au poste de Secrétaire générale de l’Organisation internationale de…

16 horas ago

África do Sul : a justiça ao serviço dos antigos equilíbrios? Grandes escritórios de advocacia avançam contra o Estado

Um braço de ferro judicial em torno das políticas de transformação Na África do Sul,…

24 horas ago

Angola : Rutura exposta na oposição: Chivukuvuku admite avançar para tribunal após ataque de Sapinãla

A fratura no seio da oposição angolana ganha novos contornos públicos e cada vez mais…

2 dias ago

HISTÓRICO : Fally Ipupa conquista o Stade de France em duas noites épicas e celebra 20 anos de carreira no topo do mundo

O artista congolês Fally Ipupa escreveu uma das páginas mais marcantes da história recente da…

2 dias ago

Copa do Mundo 2026: em plena guerra no Médio Oriente, a FIFA confirma a participação do Irão

Num contexto de fortes tensões geopolíticas no Médio Oriente, a FIFA mantém uma posição firme:…

4 dias ago