Categories: Sem categoria

Assinado acordo de cooperação técnica com a Espanha no domínio dos transportes

Angola e Espanha assinaram, terça-feira, em Madrid, Espanha, um memorando de entendimento que estabelece um novo quadro de cooperação técnica e institucional no domínio dos Transportes e Infra-estruturas.

De acordo com um comunicado do Ministério dos Transportes de Angola, citado pelo JA Online, o instrumento jurídico foi assinado no segundo e último dia da visita do ministro Ricardo d’Abreu a Espanha, efectuada a convite do homólogo espanhol, Óscar Puente Santiago.

O memorando de entendimento assinado cria as bases para uma cooperação técnica e institucional abrangente, incluindo o planeamento estratégico do sector, o desenvolvimento de infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias, portuárias e aeroportuárias, a digitalização dos sistemas de transporte, formação de quadros, segurança operacional e a implementação de soluções sustentáveis e inovadoras.

A visita de Ricardo d’Abreu a Espanha insere-se no aprofundamento das excelentes relações entre os dois países e marca um passo relevante na consolidação de parcerias estratégicas para o desenvolvimento do sector dos transportes angolano, com particular enfoque na modernização das infra-estruturas, mobilidade urbana, ferrovia, aviação civil, logística e transição ecológica.

Durante o encontro, o ministro espanhol dos Transportes e da Mobilidade Sustentável destacou o momento de forte afirmação de Angola no domínio das infra-estruturas, sublinhando o papel estruturante do Corredor do Lobito e manifestando total disponibilidade para envolver empresas espanholas em projectos estratégicos no país, numa lógica de cooperação equilibrada e de benefício mútuo.

“O que vemos em Angola é um país num momento de grande dinamismo e ambição”, disse Óscar Puente Santiago, garantindo que “a Espanha quer ser um parceiro de confiança neste percurso, colocando a sua experiência técnica e empresarial ao serviço do progresso e do bem-estar do povo angolano, sempre numa lógica de cooperação ‘win-win’”.

No primeiro dia da visita a Madrid, o governante angolano participou num Encontro Empresarial Espanha-Angola, organizado pela Câmara de Comércio de Espanha. No evento, Ricardo d’Abreu esteve acompanhado pela secretária de Estado do Comércio de Espanha, Amparo Lopez Senovilla.

voja24 .

Recent Posts

Angola prepara-se para janela de qualificação ao mundial de 2027

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol trabalha, desde esta segunda-feira, em Luanda, detalhes tácticos…

18 minutos ago

CAF sorteia quartos-de-final da Liga dos Campeões

A Confederação Africana de Futebol (CAF) sorteou, esta terça-feira, os jogos dos quartos-de-final da Liga…

48 minutos ago

Construção de instituto oftalmológico orçada em mais de 75 milhões de euros

A construção do Instituto Oftalmológico do Kilamba, em Luanda, está orçada em 75 milhões 188…

1 hora ago

Registados 19 mortos no prolongado do carnaval

 O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou 19 mortos e 84 feridos, no prolongado…

2 horas ago

Avioneta despenha-se na Huíla sem causar vítimas

Uma avioneta despenhou-se, esta terça-feira, no município de Caluquembe (província da Huíla), com duas pessoas…

3 horas ago

Comboio de carga descarrila sem causar vítimas mortais

Uma composição do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) que transportava cerca de 870 toneladas…

3 horas ago