O influenciador panafricanista Kemi Seba foi detido na África do Sul no âmbito de um processo judicial internacional, segundo informações divulgadas por fontes concordantes.
A detenção ocorre no momento em que o ativista é alvo de um mandado de captura emitido pelas autoridades do Benim. Ele é acusado de envolvimento na alegada tentativa de golpe de Estado registada em dezembro passado naquele país.
De acordo com a polícia sul-africana, está em curso um processo de extradição para avaliar a eventual transferência do ativista para o Benim.
As autoridades locais ainda não avançaram prazos nem detalhes sobre os procedimentos, que deverão depender dos acordos judiciais entre os dois países e da decisão dos tribunais sul-africanos.
Até ao momento, os contornos exatos do alegado envolvimento de Kemi Seba na tentativa de desestabilização permanecem pouco claros e não foram totalmente divulgados.
O ativista também ainda não reagiu publicamente à sua detenção.O caso surge num contexto político sensível no Benim, onde as autoridades têm reforçado as medidas de segurança face a ameaças contra as instituições do Estado.
Os cidadãos angolanos que pretendem contrair matrimónio civil passam a enfrentar menos burocracia no processo…
Dacar - O cenário político senegalês atravessa um dos momentos mais marcantes desde a alternância…
Dakar,– O primeiro-ministro do Senegal, Ousmane Sonko, compareceu nesta sexta-feira à Assembleia Nacional para responder…
Nova Deli – A Índia e a União Africana decidiram adiar a realização da quarta…
Luanda - Os deputados angolanos aprovaram esta quinta-feira alterações ao quadro legal relacionado com a…
Johannesburg - Le maire de Johannesburg, Dada Morero, a présenté mercredi son discours annuel sur…