Categories: Sociedade

África aposta fortemente nas energias limpas

O continente africano está potencializar a capacidade de energia solar, com as importações de painéis solares chineses, para 60 por cento nos 12 meses até próximo ano.

Segundo o centro de pesquisas climáticas Ember, a china, que produz cerca de 80 por cento dos painéis solares do mundo, sendo o principal fornecedor África.

Em 2024, aproximadamente 25 países africanos importaram pelo menos 100 Megawatts (MW), de capacidade solar, um aumento em relação aos 15 países de 2023.

A África do Sul, manteve a liderança como maior compradora do continente, Egipto, a Nigéria que tornou-se o segundo maior mercado, garantindo mais de 1,700 MW de capacidade, a Argélia ficou em terceiro lugar.

Os países africanos, importam 15 Gewatts de capacidade solar, acima dos 9,4 MW do ano anterior. Em países, como Serra Leoa, os painéis poderiam gerar electricidade equivalente a 61 por cento da produção total de energia em 2023, após instalados.

voja24 .

Recent Posts

União Africana reafirma importância da parceria com Alemanha

O presidente da Comissão da União Africana (UA), Mahmoud Ali Youssouf, reafirmou a importância da…

1 semana ago

União Europeia envia para Moçambique 2º avião com carga humanitária

A União Europeia (UE) vai enviar nos próximos dias um segundo avião cargueiro com ajuda…

1 semana ago

Cabo Verde lança vacinas contra diarreias, pneumonia e meningite

O Governo de Cabo Verde anunciou hoje três novas vacinas gratuitas no sistema nacional para…

1 semana ago

João Lourenço exige libertação de líderes políticos no Níger e na Guine Bissau

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, exigiu, esta sexta-feira, a libertação imediata do antigo…

1 semana ago

Chefe de Estado em Icolo e Bengo para avaliar o andamento das obras rodoviárias

O Chefe de Estado, João Lourenço, chegou na manhã desta segunda-feira, à província de Icolo…

1 semana ago

Angola lidera empréstimos chineses a África em 2024

Angola foi o principal destinatário dos empréstimos chineses a África em 2024, ao absorver 1,22…

1 semana ago