Em um encontro histórico no Grande Salão do Povo, o presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, se reuniram nesta terça-feira, 9 de Setembro, para reafirmar e aprofundar as relações bilaterais entre os dois países.
O encontro que acontece no ano em que se comemora o 20º aniversário da parceria estratégica global entre a China e Portugal, foi marcada por um tom de mútuo respeito e colaboração. Xi Jinping destacou que tanto a China quanto Portugal, com as suas profundas heranças históricas, compartilham um espírito de abertura, inclusão, iniciativa e autonomia.
Ele ressaltou ainda que a cooperação entre as nações tem sido um exemplo de sucesso, demonstrando que países com sistemas sociais e realidades nacionais distintas podem alcançar importantes resultados por meio do respeito mútuo e de ganhos recíprocos.
Segundo a declaração de Xi, a China está comprometida em fortalecer a comunicação estratégica com Portugal para garantir que a cooperação bilateral continue a avançar. O presidente chinês enfatizou a necessidade de união e colaboração para contribuir ainda mais para a prosperidade e o progresso de ambas as nações.
O encontro serve como um marco importante, sinalizando o desejo de ambos os líderes de elevar a parceria a um novo patamar, explorando novas áreas de cooperação e solidificando os laços que unem a China e Portugal há duas décadas.
Por Sempa Sebastião - Jornalista e Analista Político A decisão do Governo angolano de implementar…
O Chefe do Estado angolano, João Lourenço, felicitou, em seu nome e do Executivo Angolano,…
A China enfatizou a sua determinação em expandir a abertura, impulsionar a inovação comercial, incentivar…
A organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciou hoje que retomou parcialmente a actividade na…
s Médicos Sem Fronteiras (MSF) alertaram hoje para a "grave epidemia" de cólera na República…
A Organização das Nações Unidas (ONU) solicitou quinta-feira assistência urgente ao Sudão diante da terrível…