Em um encontro histórico no Grande Salão do Povo, o presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, se reuniram nesta terça-feira, 9 de Setembro, para reafirmar e aprofundar as relações bilaterais entre os dois países.
O encontro que acontece no ano em que se comemora o 20º aniversário da parceria estratégica global entre a China e Portugal, foi marcada por um tom de mútuo respeito e colaboração. Xi Jinping destacou que tanto a China quanto Portugal, com as suas profundas heranças históricas, compartilham um espírito de abertura, inclusão, iniciativa e autonomia.
Ele ressaltou ainda que a cooperação entre as nações tem sido um exemplo de sucesso, demonstrando que países com sistemas sociais e realidades nacionais distintas podem alcançar importantes resultados por meio do respeito mútuo e de ganhos recíprocos.
Segundo a declaração de Xi, a China está comprometida em fortalecer a comunicação estratégica com Portugal para garantir que a cooperação bilateral continue a avançar. O presidente chinês enfatizou a necessidade de união e colaboração para contribuir ainda mais para a prosperidade e o progresso de ambas as nações.
O encontro serve como um marco importante, sinalizando o desejo de ambos os líderes de elevar a parceria a um novo patamar, explorando novas áreas de cooperação e solidificando os laços que unem a China e Portugal há duas décadas.
Uma comissão da Câmara dos Estados Unidos da América (EUA) aprovou, quarta-feira, 11 de Dezembro,…
Os Estados Unidos acusaram o Rwanda, na sexta-feira, de alimentar a instabilidade e a guerra,…
Chabi Yayi, filho do ex-Presidente do Benim e atual líder da oposição, Thomas Boni Yayi,…
Angola vai beneficiar, até Julho do próximo ano, de 257 mil euros, dos 10 milhões…
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, destacou, esta sexta-feira, em Luanda, os avanços registados no…
O ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, considera que a…