Categories: Política

França e Angola celebram parceria

A França reafirmou a vontade de prosseguir uma parceria ambiciosa com Angola, baseada na confiança, inovação e partilha.

A intenção foi manifestada por via de um comunicado de imprensa tornado público segunda-feira, por ocasião da comemoração do 50.º aniversário do reconhecimento da independência de Angola por aquele país europeu.

Segundo o documento, citado pelo JA Online, este 50.º aniversário constitui uma etapa importante para os países celebrarem os sucessos comuns.

Desde 1976, a relação franco-angolana não parou de fortalecer e diversificar, baseando-se, hoje, em cooperações sólidas em áreas essenciais, como Educação, apoio à juventude, Segurança Alimentar, Desenvolvimento Sustentável e Cultura.

O Memorando de Entendimento, assinado em Janeiro de 2025, que estabelece um mecanismo de consultas políticas, formaliza o quadro do diálogo político bilateral para aproximar posições e cooperar em questões importantes, nomeadamente multilaterais, e cruzar as prioridades angolanas e francesas.

De acordo com o comunicado, esta relação insere-se numa dinâmica de contactos regulares ao mais alto nível, ilustrada pela visita do Presidente Emmanuel Macron a Angola em 2023 e pela visita a Paris do Presidente João Lourenço em Janeiro de 2025.

voja24 .

Recent Posts

Conflito Israel-Irão-EUA : A guerra que ameaça o Médio Oriente e o mundo

O conflito entre Israel, os Estados Unidos da América e o Irão atingiu uma fase…

3 semanas ago

Presidente sul-africano reafirma justiça às dos crimes do apartheid

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa reafirmou o seu compromisso em garantir justiça…

3 semanas ago

Presidente cubano destaca processo de diálogo com EUA

O presidente Miguel Díaz-Canel confirmou hoje, em colectiva de imprensa nesta capital, a existência de…

3 semanas ago

Taiwan testa munições anti-aéreas de baixo custo para interceptar mísseis

Taiwan vai testar munições anti-aéreas de baixo custo com capacidade para interceptar mísseis de longo…

3 semanas ago

EUA prevê anunciar coligação para escoltar navios pelo Estreito de Ormuz

O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, poderá anunciar já esta semana que vários…

3 semanas ago

Guterres alerta para onda crescente de intolerância contra muçulmanos

 O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou hoje para uma onda crescente de intolerância…

3 semanas ago