Categories: Internacional

Zimbabwe prevê produzir 360 mil toneladas de tabaco em 2026

O Ministério da Agricultura do Zimbabwe anunciou, nesta quarta-feira, 18 de Fevereiro, que o país prevê produzir mais de 360 mil toneladas de tabaco este ano, ultrapassando o recorde de 355 mil toneladas registado em 2025.

“O aumento da produção será sustentado por uma expansão da área cultivada, com os produtores a plantarem 164 536 hectares, mais 15% do que no ano passado”, afirmou Obert Jiri, secretário permanente da Agricultura.

O Zimbabwe é o maior produtor africano de tabaco curado ao ar quente, e a cultura constitui uma das principais fontes de divisas. A época de leilões deverá começar no princípio de Março próximo e prolongar-se, habitualmente, até Outubro.

Os agricultores zimbabueanos exportaram até ao momento, neste ano, 54,8 mil toneladas de tabaco, um aumento de 64% face ao mesmo período de 2025, enquanto as receitas brutas cresceram 74%, para 399,8 milhões de dólares, segundo dados oficiais do Tobacco Industry and Marketing Board – um órgão responsável por controlar e regular o cultivo, marketing e exportação de tabaco no país.

Em Novembro do ano passado, o Governo do Zimbabwe inaugurou, na capital, Harare, uma fábrica de processamento de tabaco avaliada em 100 milhões de dólares, num investimento que marcou mais do que um avanço sectorial, mas representou um movimento estratégico para capturar mais valor dentro das fronteiras nacionais e reposicionar o país no contexto económico da África Austral.

voja24 .

Recent Posts

Hungria suspende fornecimento de gasóleo à Ucrânia

O Governo húngaro anunciou hoje a suspensão do fornecimento de gasóleo à Ucrânia, em resposta…

25 minutos ago

Companhia ferroviária alemã sofre ciberataque “de grande magnitude”

A companhia ferroviária alemã Deutsche Bahn foi alvo de um ciberataque "de grande magnitude" que,…

55 minutos ago

Air Force One será pintado com cores favoritas de Trump

A Força Aérea norte-americana deverá repintar a sua frota presidencial (que inclui o Air Force…

55 minutos ago

Rússia acusa António Guterres de parcialidade e de violar Carta da ONU

A Rússia acusou hoje o secretário-geral da ONU, António Guterres, de parcialidade a favor da…

1 hora ago

Projectos de electricidade em África terá apoio da TotalEnergies

O presidente da petrolífera francesa TotalEnergies disse hoje que a empresa vai apoiar o desenvolvimento…

2 horas ago

China retira tarifas de importação de 53 países africanos

A China vai conceder, a partir de Maio próximo, isenção total de tarifas para produtos…

2 horas ago