O Ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, recebeu, em Luanda, em audiência, uma delegação da Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD – Nova Parceria para o Desenvolvimento de África), liderada pela sua Directora Executiva, Nardos Bekele Thomas. O encontro centrou-se na crucial preparação da 3.ª Cimeira de Luanda sobre o Financiamento para o Desenvolvimento das Infraestruturas em África.
A reunião serviu para alinhar estratégias e discutir aspectos operacionais do evento de alto nível, que Angola acolherá de 28 a 31 de Outubro de 2025. A Cimeira visa mobilizar uma quantia ambiciosa de até 160 mil milhões de dólares norte-americanos, essenciais para colmatar a atual lacuna de financiamento necessária à construção de projetos estruturantes no continente africano.
A presença da Directora Executiva da AUDA-NEPAD em Luanda sublinha o papel central que Angola desempenha nos esforços de desenvolvimento e integração regional da União Africana. A Agência, responsável por coordenar e implementar projetos pan-africanos, é uma parceira chave na concretização da Agenda 2063 da União Africana.
Espera-se que a 3.ª Cimeira de Luanda reúna Chefes de Estado, investidores globais, instituições financeiras e parceiros de desenvolvimento para traduzir visões estratégicas em negócios financiáveis, impulsionando corredores de transporte transfronteiriços, transformação digital, acesso à energia e a integração económica regional. O encontro entre Téte António e Nardos Bekele Thomas reforça o compromisso de Angola em ser um motor para o desenvolvimento de infraestruturas, consideradas vitais para a prosperidade e resiliência do continente.
O presidente da Comissão da União Africana (UA), Mahmoud Ali Youssouf, reafirmou a importância da…
A União Europeia (UE) vai enviar nos próximos dias um segundo avião cargueiro com ajuda…
O Governo de Cabo Verde anunciou hoje três novas vacinas gratuitas no sistema nacional para…
O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, exigiu, esta sexta-feira, a libertação imediata do antigo…
O Chefe de Estado, João Lourenço, chegou na manhã desta segunda-feira, à província de Icolo…
Angola foi o principal destinatário dos empréstimos chineses a África em 2024, ao absorver 1,22…