Categories: Desporto

Rui Falcão declara abertos quartos Jogos Africanos da Juventude

O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, afirmou, este sábado, em Luanda, que os quartos Jogos Africanos da Juventude representam um compromisso com o futuro do continente africano, onde a juventude é colocada no centro das decisões e das oportunidades.

Ao discursar na abertura oficial dos jogos, que decorrem em Angola, de 10 a 20 do corrente mês, sublinhou que a competição é de jovens, cabendo ao país “fazer bem, com simplicidade, responsabilidade e humanidade”.

Enfatizou que, ao acolher os jovens do continente africano, Angola reafirma a sua capacidade colectiva de organizar, cooperar e acreditar na juventude como motor do desenvolvimento, reforçando os valores do olimpismo, da fraternidade e da amizade entre os povos.

Rui Falcão disse que a organização dos jogos assenta em princípios essenciais, nomeadamente garantir condições dignas, seguras e justas para cada atleta, valorizar o essencial e assegurar que cada jovem se sinta respeitado, protegido e inspirado.

Dirigindo-se aos atletas, exortou para que tenham coragem, respeito e fair-play, recordando que cada prova representa uma oportunidade de crescimento pessoal e colectivo, independentemente do resultado competitivo.

Reconheceu a importância do trabalho dos árbitros, oficiais técnicos e voluntários, cujo contributo é fundamental para a credibilidade, justiça e sucesso dos jogos, que contam com a participação de atletas de 54 países.

Rui Falcão declarou oficialmente abertos os quartos Jogos Africanos da Juventude, que decorrem sob o lema “Juventude em movimento. África Unida”, com a participação de mais de dois mil atletas, que estão a competir em 21 modalidades, nas províncias de Luanda e do Bengo.

voja24 .

Recent Posts

Conflito Israel-Irão-EUA : A guerra que ameaça o Médio Oriente e o mundo

O conflito entre Israel, os Estados Unidos da América e o Irão atingiu uma fase…

3 dias ago

Presidente sul-africano reafirma justiça às dos crimes do apartheid

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa reafirmou o seu compromisso em garantir justiça…

4 dias ago

Presidente cubano destaca processo de diálogo com EUA

O presidente Miguel Díaz-Canel confirmou hoje, em colectiva de imprensa nesta capital, a existência de…

4 dias ago

Taiwan testa munições anti-aéreas de baixo custo para interceptar mísseis

Taiwan vai testar munições anti-aéreas de baixo custo com capacidade para interceptar mísseis de longo…

4 dias ago

EUA prevê anunciar coligação para escoltar navios pelo Estreito de Ormuz

O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, poderá anunciar já esta semana que vários…

4 dias ago

Guterres alerta para onda crescente de intolerância contra muçulmanos

 O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou hoje para uma onda crescente de intolerância…

4 dias ago